Concurso elege Rei Momo e Rainha do Carnaval 2018 de Lauro de Freitas

Concurso elege Rei Momo e Rainha do Carnaval 2018 de Lauro de Freitas.

Concurso elege Rei Momo e Rainha do Carnaval 2018 de Lauro de Freitas.

Muita alegria e mais de 100 kg. Esses são os principais atributos de quem quiser se candidatar a Rei Momo do Carnaval 2018 de Lauro de Freitas. As inscrições para o cargo e também para a Rainha da folia vão até esta terça-feira (30/01/2018) e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, e na sede da Associação Carnavalesca localizada na Rua José Ernesto dos Santos, no Centro da cidade.

Para o posto de Rainha da folia, as candidatas devem esbanjar simpatia, alegria, sorriso no rosto e muito samba no pé. Além da expressão corporal, fantasia, maquiagem e cabelos também serão avaliados. No ano passado, a estudante Adriana Almeida, 28 anos, foi eleita rainha do Carnaval de Lauro de Freitas.  A vencedora do concurso 2018 receberá das mãos dela a faixa passando o reinado.

Além do peso e da animação, só podem se candidatar homens com idade entre 16 e 40 anos. Os documentos exigidos são xerox do RG e do CPF e comprovante de residência. Já as candidatas a Rainha devem ter entre 16 e 30 anos e podem se inscrever nos mesmos locais com a apresentação dos mesmos documentos exigidos para Rei Momo. “Além da documentação cada candidato (a) deve levar três quilos de alimentos não perecíveis que serão doados a lares de idosos e creches do município”, informa o diretor da Associação Carnavalesca de Lauro de Freitas, Ivanildo Andrade.

A seleção será feita no dia 3 de fevereiro, na Concha Acústica Roger Batera, às 18 horas, por uma comissão de representantes de clubes, associações e da imprensa especializada na cobertura do Carnaval. Serão levados em conta, principalmente, o entusiasmo e a disposição de quem pretende se tornar o comandante maior dos dias de folia em Lauro de Freitas. O ingresso para assistir ao concurso são dois quilos alimentos não perecíveis.

Os escolhidos receberão um prêmio e as chaves da cidade das mãos da prefeita Moema Gramacho, na noite de abertura do Carnaval. Durante a folia, o Momo e a Rainha deverão cumprir uma agenda de compromissos que inclui desfile em cima de trios.

Tradição

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Manoel Carlos, a tradição do Rei Momo ainda é muito forte em Lauro de Freitas. Para ele, a valorização de símbolos como o Rei Momo e a Rainha do Carnaval vai ao encontro das propostas de diversificação e alegria da festa. “Estes são símbolos tradicionais do nosso Carnaval que este ano trará o tema ‘Cores e Ritmos’”, destacou.

Em Lauro de Freitas o concurso é uma iniciativa da Associação Carnavalesca com o apoio da Secult. A tradição do Rei Momo vem da mitologia greco-romana. Segundo a lenda, para celebrar vitórias em batalha, sempre era escolhido um guerreiro dentre os mais belos. Durante os três dias da festividade, o guerreiro era tratado como a mais alta autoridade local, sendo o anfitrião de toda a folia.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]