Companhia Passinho Brazil leva batalhas de dança para a Caixa Cultural Salvador

Companhia Passinho Brazil realiza batalhas de dança na Caixa Cultural Salvador.

Companhia Passinho Brazil realiza batalhas de dança na Caixa Cultural Salvador.

Um dos principais movimentos culturais genuinamente cariocas, o estilo de dança conhecido como passinho é tema do musical Favela Digital, projeto da Cia. Passinho Brazil, que se apresenta em curta temporada, de 11 a 14 de janeiro de 2018, de quinta-feira a sábado às 20 horas e domingo às 19 horas, na Caixa Cultural Salvador. Dirigido pelo coreógrafo Henrique Talmah, o elenco traz dançarinos oriundos de comunidades do Rio que levam ao palco parte de suas histórias de vida para falar da dança surgida nas periferias da cidade. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Durante 60 minutos a apresentação exalta a manifestação do gênero do passinho, nascido nas comunidades cariocas com múltiplas referências: frevo, capoeira e percussão afro-brasileira incorporados ao funk. O repertório conta com músicas compostas por membros da própria companhia.

O grupo também utilizará novas tecnologias como o video mapping (projeção mapeada), gerando um ambiente virtual e imersivo como cenário para as coreografias. “O objetivo é de integrar o público a duas linguagens distintas que vão se complementar para contar uma história sobre jovens e o seu amor pela dança”, afirma o diretor Henrique Talmah.

Oficinas

O projeto conta ainda com duas oficinas gratuitas oferecidas pela equipe do Passinho Brazil. O público-alvo são jovens que se interessam pelo universo da dança e do audiovisual. No dia 13 de janeiro (sábado) às 16:30 horas, é oferecida a Oficina de video mapping, apresentando a técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares. Com este recurso, os artistas podem criar dimensões extras, ilusões de ótica e noções de movimentos em objetos estáticos, tudo projetado em estruturas de grandes dimensões, como fachadas de edifício e até mesmo estátuas.

No domingo (14), também às 16:30 horas, ocorre a Oficina de dança do passinho, capitaneada pelo dançarino Iguinho Imperador. Durante a oficina, os participantes serão apresentados à história, técnicas e principais coreografias utilizadas pelos dançarinos do estilo. Serão oferecidas 20 vagas para cada oficina, e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada (1 hora de antecedência) do horário da oficina na recepção da Caixa Cultural.

Agenda

Passinho Brazil – Favela Digital

Datas: 11, 12, 13 e 14 de janeiro de 2018 (quinta, sexta, sábado e domingo)

Horário: de quinta-feira a sábado às 20 horas e domingo às 19 horas

Local: Caixa Cultural Salvador (R. Carlos Gomes, 57 – Centro)

Bilheteria: os ingressos serão vendidos a partir das 9 horas do primeiro dia de apresentação, para todas as sessões

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

Oficina de video mapping

Data: 13 de janeiro de 2018 (sábado)

Horário: 16:30 horas

Duração: 1 hora

Local: Caixa Cultural Salvador (R. Carlos Gomes, 57 – Centro)

Vagas: 20

As inscrições serão realizadas por ordem de chegada (1h de antecedência) do horário da oficina na recepção da CAIXA Cultural

Pré-requisitos: a partir de 12 anos e interesse pelo universo audiovisual

Oficina de dança do passinho

Data: 14 de abril de 2017 (domingo)

Horário: 16:30 horas

Duração: 1 hora

Local: Caixa Cultural Salvador (R. Carlos Gomes, 57 – Centro)

Vagas: 20

As inscrições serão realizadas por ordem de chegada (1hora de antecedência) do horário da oficina na recepção da CAIXA Cultural

Pré-requisitos: a partir de 7 anos e gostar de dançar

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]