Coluna de Antônio José Larangeira de 24 de janeiro de 2018

Ada Bahia e a neta Maria Antonia, socialmente.

Ada Bahia e a neta Maria Antonia, socialmente.

Jornalista Adilson Simas, um dos conhecedores da história do Fluminense.

Jornalista Adilson Simas, um dos conhecedores da história do Fluminense.

Adroaldo Dórea com Juarez Fernandes e sua esposa Suzana.

Adroaldo Dórea com Juarez Fernandes e sua esposa Suzana.

Colbert assinou atos

Após assumir a Prefeitura de Feira de Santana, o prefeito em exercício Colbert Martins, assinou onze atos oficiais, mais precisamente, os primeiros na segunda-feira (22/01/2018), e publicados na edição do dia seguinte, na terça-feira, 23, no ‘Diário Oficial Eletrônico do Município de Feira de Santana’. Foram dois decretos individuais de reconhecimento de estabilidade econômica de servidores e nove portarias individuais de concessão de licença-prêmio a servidores.

Visita

O prefeito em exercício Colbert Martins, informou a mídia que uma das suas primeiras atividades de agenda esta semana será uma visita à Câmara Municipal de Feira de Santana. Só espera a chegada do presidente do Legislativo, José Carneiro (PSDB), que está de férias no litoral baiano.

Motos

Todos os dias, o SAMU de Feira de Santana desloca as suas ambulâncias para socorrer a vítimas de no mínimo cinco acidentes envolvendo motociclistas na cidade. A média diária, de acordo com as estatísticas do órgão, é de quase seis acidentes. Em 2017, o serviço contabilizou 2.082 ocorrências dessa natureza. Em números ainda mais detalhados, isto representa um atendimento a cada a cada quatro horas. Pelo menos neste início de ano, a média dos atendimentos do SAMU a vítimas de acidentes envolvendo motocicletas demonstra uma discreta redução. Os dados apontam que, até o dia 21 de janeiro, foram 91 atendimentos do tipo, média de 4.3 casos diários. Outra informação que revela o elevado risco com o tráfego de motocicletas em Feira de Santana é que os acidentes com este veículo representam a maior parte das ocorrências traumáticas realizadas pelo SAMU. A coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, atribui o elevado índice a imprudência dos condutores de duas rodas. “Não temos um estudo específico, mas o que ouvimos dos especialistas é que, entre as principais causas desses acidentes, estão as ultrapassagens indevidas e o uso de bebidas alcoólicas”.

AVC

Maior hospital público do Norte e Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) registrou um aumento de 40% no número de trombólises realizadas no ano de 2017 em relação ao ano anterior. A trombólise é o tratamento que tenta dissolver coágulos nos vasos do cérebro em caso de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Em 2016, o HGRS fechou o ano com 124 trombólises. No ano passado, o número subiu para 174 e, somente neste primeiro mês de 2018, já foram feitas 18 trombólises. Ou seja, a tendência é que o índice continue crescendo. O Hospital Roberto Santos é, oficialmente, um Centro de Referência de Alta Complexidade em Neurologia, de acordo com resolução publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-BA) em outubro passado. Com a abertura, em 2017, da unidade de terapia intensiva (UTI) neurológica – a primeira especializada desse tipo na Bahia –, a instituição passou a oferecer toda retaguarda para pacientes com demandas de neurologia, sejam elas clínicas ou cirúrgicas.

Pagamento

O pagamento das cotas do PIS/PASEP para homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos, que já tinham sido contemplados pela MP 797/2017, foi retomado no início de janeiro e continuam liberados. Também podem ir às agências a qualquer momento para realizar os saques os demais cotistas com mais de 70 anos, aposentados e herdeiros. Esta nova etapa de saques beneficia mais de 3,2 milhões de cotistas do PIS e do PASEP que poderão efetuar o saque de R$ 5,6 bilhões disponíveis nas instituições financeiras. E só foi possível em razão da MP 813/2017, lançada pelo governo no fim de 2017 e que reduziu a idade mínima para o saque das cotas do PIS/PASEP para 60 anos, tanto para os homens quanto para as mulheres. O pagamento dos cotistas é uma iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da CAIXA e do Banco do Brasil.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]