Centro de Zoonoses inicia vacinação antirrábica nas unidades de saúde de Feira de Santana

Centro de Controle de Zoonoses inicia imunização contra raiva animal em cães e gatos de Feira de Santana.

Centro de Controle de Zoonoses inicia imunização contra raiva animal em cães e gatos de Feira de Santana.

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) dará início a imunização contra a raiva animal em cães e gatos em Feira de Santana, na próxima terça-feira (16/01/2018). O cronograma de 2018 vai contemplar a sede e os distritos. A expectativa este ano é vacinar mais de 45 mil animais.

As primeiras localidades a serem contempladas no primeiro dia serão os bairros Novo Horizonte, Feira VI, Alto do Papagaio, Baraúna e Sobradinho. A imunização vai se concentrar nas unidades de saúde e também em praças ou associações de moradores.

A coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, ressalta a importância dos donos de animais de estimação levarem seus bichos para receber a vacina. “A imunização dos animais é a única maneira de prevenir a raiva, que é uma doença 100% letal”, afirma acrescentando que “após o término da vacinação nos bairros, os agentes vão concentrar os trabalhos nos distritos”.

45 mil cães e gatos foram vacinados em 2017

De acordo com ela, em 2017 foram vacinados 45 mil cães e gatos. A vacina antirrábica é o principal meio de controle desta doença que é letal para animais e humanos. “A raiva é uma doença contagiosa e incurável”, reforça.  A raiva é transmitida pelo contato da saliva do animal infectado, geralmente através da mordida. É uma doença que acomete tanto o homem quanto o animal.

No ano passado houve um caso de raiva animal, no Bairro Baraúnas – o último registro de raiva canina havia sido em 2004. Vale lembrar que as ações de prevenção a essa doença no município são rotineiras.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]