+ Manchetes >

Casos suspeitos de Chikungunya reduziram mais de 95% em Feira de Santana nos últimos dois anos

Secretaria da Saúde de Feira de Santana intensifica o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Secretaria da Saúde de Feira de Santana intensifica o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana tem intensificado o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti e o resultado é uma redução grande nos casos de dengue, Chikungunya e Zika vírus no município. O maior percentual de diminuição em notificações entre 2015 e 2017 foi em relação a chikungunya: 4.111 casos suspeitos para 174, redução de 95,76%.

Também é constatada uma diminuição de 88,78% nos casos suspeitos de dengue no município em dois anos. Enquanto em 2015 foram notificados 2.747 suspeitas da doença, em 2017 o número caiu para 308. Deste total, foram descartados 144 casos, 68 ainda continuam em investigação e 69 foram confirmados. Essa redução iniciou em 2016, com 643 notificações da doença, reduzindo para menos da metade em 2017.

Já nos casos de Zika, em 2015 foram registrados 1.536 suspeitas da doença. No ano de 2017, os números apontam 212 casos suspeitos, resultando numa redução percentual de 86,19%.

Prevenção

A SMS, através da Vigilância Epidemiológica, tem realizado constantemente ações de conscientização nas escolas, em pontos de embarque, nos estabelecimentos de saúde e em eventos populares. Visitas às residências também tem sido um trabalho constante dos agentes de endemias, diariamente, até mesmo em feriados e fins de semana, com o intuito de reduzir ainda mais esse número.

“É importante que a população contribua, recebendo esses profissionais em casa e tomando as medidas básicas que evitam focos do mosquito”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia de Oliveira.

O Aedes Aegypti se reproduz em locais com água acumulada, portanto é importante estar sempre atento a vasos de planta, pneus, caixa d’água, lixos, entre outros locais que podem ser possíveis focos.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]