Bankoma faz ensaio com Carlinhos Brown em Lauro de Freitas

Oitava edição do Ensaio Mauanda Bankoma traz como convidado especial o cantor Carlinhos Brown.

Oitava edição do Ensaio Mauanda Bankoma traz como convidado especial o cantor Carlinhos Brown.

No próximo sábado (27/01/2018) o Bloco Afro Bankoma realiza a oitava edição do Ensaio Mauanda Bankoma, último antes do Carnaval, e traz como convidado especial o cantor Carlinhos Brown. Realizado tradicionalmente no Pelourinho, este ano o ensaio acontece no Parque Ecológico de Lauro de Freitas, em Vilas do Atlântico, às 14 horas.

Essa não é a primeira vez que o Cacique participa de um ensaio do Bankoma. Além dele, outros nomes da música baiana também já fizeram a troca de experiências da cultura de matriz africana – Ana Mameto, Banda Didá, Ilê Aiyê, Muzenza, Malê de Balê, Juliana Ribeiro, Will Carvalho.

Termo de origem bantu-kikongo, Bankoma significa povo negro reunido em festa, e Mauanda rede, o que justifica o nome do encontro que tem como objetivo promover integração intercomunitária dos terreiros e população, e dar visibilidade a essa cultura tão forte no município. Além da beleza das fantasias e da dança, o Bankoma leva para o encontro um museu que conta a história do bloco, a loja de roupas e acessórios, e quitutes da culinária africana.

O Bankoma surgiu, em 2000, com as oficinas criativas e artísticas no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Lauro de Freitas. Com 2 mil associados, o Bankoma se consagrou no Carnaval de Salvador, onde desfila sempre nas quintas-feiras e sábados. Na Quarta-Feira de Cinzas o bloco reverencia o povo e a cidade de Lauro de Freitas com um desfile pelas ruas de Portão.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]