A verdadeira historiada da Fábrica de Charutos Dannemann na cidade de São Felix | Por Oséas Souza

Artigo aborda historiada Fábrica de Charutos Dannemann na cidade de São Felix.

Artigo aborda historiada Fábrica de Charutos Dannemann na cidade de São Felix.

Pouco depois do término da guerra franco-alemã, chegou a Bahia, Geraldo Dannemann, empregando-se na firma LG Mayer, adquirindo aí pratica e conhecimentos dos nossos costumes. Retirando-se para a Cidade de São Félix com seu irmão, associaram-se na compra de fumo em folha. Geraldo Dannemann viu que era um alto negócio um fabrico de charutos, tanto que no ano de 1872, com 6 operários abriu no Dendê (hoje Rua Manoel Vitorino) um fabrico, trabalhando com esmero e cuidado na escolha do fumo de melhor qualidade para a manipulação dos charutos; daí que nasceu o crédito espantoso do seu estabelecimento que girou sob a denominação de Companhia de Charutos Dannemann, no ano seguinte, em 1873, transferindo para a rua João Severino da Luz Neto.

A Fábrica de Charutos Dannemann permaneceu até os anos de 1950,  com a falência da empresa, ficando o patrimônio com o Banco do Brasil, até os anos de 1980, entrando em leilão. A Prefeitura Municipal de São Félix comprou nas mãos dos novos proprietários sanfelixta, passando a denominá-la Casa da Cultura Américo Simões, sendo inaugurada em 1984.

No século XIX, o prédio era usado como depósito do armazém da família Ramos até ser vendido, aproximadamente, no ano de 1989. O prédio foi reinaugurado em 1989, funcionando no mesmo espaço da fábrica de charutos.

O objetivo da existência da edificação está relacionada com a preservação da memória da cultura do fumo no Recôncavo baiano e sua contribuição no desenvolvimento e formação da atual cidade de São Félix, tendo como referência maior as ideias inovadoras de Geraldo Dannemann.

A Casa da Cultura é um espaço direcionado, também, para a realização de eventos que tenham relação com temas voltados para as manifestações culturais e suas diversificações ramificações. O Centro Cultural Dannemann ainda desenvolve uma programação com três grandes eventos, de suma relevância para cultura da região, e nunca foi fábrica de charutos Dannemann.

*Oséas Souza é responsável do Arquivo Público Municipal de São Félix São Félix.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]