7ª edição do Festival Internacional de Capoeiragem é realizada em Salvador

Festival Internacional de Capoeiragem, realizado em Salvador.

Festival Internacional de Capoeiragem, realizado em Salvador.

Capoeiristas de todos os continentes se encontrarão na sétima edição do Festival Internacional de Capoeiragem. De 24 a 27 de janeiro de 2018 a Bahia reunirá vários mestres renomados, capoeiristas de mais de 20 países, crianças de projetos sociais e estudantes, no Forte da Capoeira – Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. O Festival é uma realização do Instituto CTE Capoeiragem, em parceria com a Polo Cultural, e conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia.

Na programação, estudantes, educadores, pesquisadores e adeptos da arte/luta Capoeira estarão imersos em um espaço que contará com oficinas, palestra, vivência e turismo, além de shows musicais. Também haverá atividades gratuitas para crianças de 3 a 11 anos no Espaço Criança – Capoeiragem Mirim, com o apoio da Bahiagás, que será montado com toda a estrutura necessária e com profissionais especializados no trabalho com o público infantil.

Já estão confirmados nomes como os Mestres Pelé da Bomba, Faísca, Moa, Bel, Nenel, Kako, Macaco, Paulinho Sabiá e Negoativo. O Festival também oferece um Tour Capoeirístico, uma pesquisa realizada pelo Mestre Balão e pelo pesquisador e historiador, uma das grandes referências da capoeira, o já falecido Frede Abreu. Na rota, os participantes farão uma visita guiada no Centro Histórico de Salvador, cenário de fatos relevantes da história da Capoeira e do Brasil nos séculos XIX, XX e XI.

“A capoeira, de uma maneira geral, está passando por um momento de reflexão e atitudes cada vez mais voltadas para suas raízes. A nossa intenção é contextualizar, de maneira mais forte, nesta 7ª edição, a musicalidade da capoeira dentro desta conjuntura. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar momentos fantásticos com grandes expoentes da musicalidade da capoeira mundial que contarão um pouco da sua trajetória nestes dias do evento. Afinem seus instrumentos, berimbau, pandeiro, atabaque e venham para essa grande festa. Tenho certeza que será uma experiência brilhante para todos!”, declara Mestre Balão, anfitrião do Festival. A iniciativa contribui para a formação e intercâmbio de experiências de capoeiristas do mundo inteiro, além de acontecer no lugar onde se originou a arte.

Programação

A programação começa na quarta-feira, dia 24, com a abertura oficial às 19 horas. Na quinta-feira, tem visita guiada ao Forte da Capoeira, as oficinas de Angola, Afoxé e Capoeira Regional, além da palestra “Tocadores de Urucungo no espaço Atlântico 1876-1936” e termina com Samba.

Na sexta-feira, dia 26, o evento segue com as oficinas de Maculelê, Capoeira e Musicalidade. Às 19 horas terá o tradicional batizado e troca de graduação e encerra com o samba. No sábado, último dia, às 9 horas terá o Tour Capoeirístico, no Centro Histórico, vivência com Mestre Pelé da Bomba (Ação Griô) no “Espaço Criança – Capoeiragem Mirim”, apresentação de Maculelê com crianças de três comunidades atendidas pelo Instituto CTE Capoeiragem e encerra com uma grande festa.

Agenda

Onde: Forte Santo Antônio Além do Carmo – Forte da Capoeira

Endereço: Largo de Santo Antônio Além do Carmo, s/n – Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador

Quando: 24 a 27/01/2018

Inscrições: www.festivalcapoeiragem.com.br/

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]