Virtual Educa: secretário estadual Walter Pinheiro debate, em encontro na sede do Banco Mundial, experiências da Bahia no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação

Secretário Walter Pinheiro cumpre agenda de trabalho em Washington.

Secretário Walter Pinheiro cumpre agenda de trabalho em Washington.

O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sistemas educacionais foi debatido nesta segunda-feira (11/12/2017), no âmbito da reunião do Conselho de Diretores da Fundação Virtual Educa, na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA). Presente à atividade, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, destacou ações que estão em curso na Bahia, a exemplo do Programa de Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (Emitec).

O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica é uma oferta estruturante da Secretaria da Educação do Estado que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino e aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio.

“São locais onde muitas vezes nem mesmo é possível chegar de carro, mas a aula chega diariamente e os estudantes podem, inclusive, interagir com os educadores e tirar dúvidas em tempo real. São mais de 21 mil alunos situados em mais de 400 localidades. Inclusive temos um aluno desta modalidade de ensino, o Dikson, de 15 anos, que já coleciona 12 medalhas em competições de Matemática, sendo atualmente medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática”, destacou Pinheiro.

O secretário também citou que mais de mil professores da rede estadual estão participando da formação para a implementação de uma parceria entre a Secretaria e o Google com foco no uso de aplicativos educacionais em sala de aula, a partir do uso de Chromebooks. “O foco do trabalho que estamos desenvolvendo é no eixo pedagógico das escolas, porém com o uso da tecnologia como ferramenta, para tornar mais atrativo e dinâmico o ensino e a aprendizagem”, destacou, ao completar que este projeto deve envolver mais de 28 mil educadores e 572 escolas.

A reunião no Banco Mundial fez parte de uma ampla agenda que o secretário Walter Pinheiro está cumprindo em Washington, com foco na preparação para a Bahia sediar, em junho de 2018, o XIX Encontro Internacional Virtual Educa.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]