Unidade móvel do Hospital Estadual da Mulher inicia rastreamento de câncer de mama e útero em Jequié

Unidade móvel do Hospital da Mulher atende mulheres de 25 a 64 anos com realização de exame preventivo, e mulheres de 40 a 69 anos com realização de mamografia.

Unidade móvel do Hospital da Mulher atende mulheres de 25 a 64 anos com realização de exame preventivo, e mulheres de 40 a 69 anos com realização de mamografia.

A unidade móvel do Hospital da Mulher iniciou, na manhã desta quinta-feira (21/12/2017), atendimento de rastreamento de câncer de mama e de útero, no município de Jequié. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), e vai percorrer todo o território estadual atendendo mulheres de 25 a 64 anos para a realização do preventivo, e mulheres de 40 a 69 anos para a realização de mamografia.

Em Jequié, a unidade móvel está estacionada na Praça da Matriz, onde vai atender a população em dois períodos. O primeiro, iniciado nesta quinta, vai até sábado (23). Depois, prestará o serviço entre os dias 26 e 29.  Os pacientes devem se dirigir ao local munidos dos documentos de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Para o coordenador da ação na Sesab, Deleon Francisco, os atendimentos em Jequié são feitos de acordo com uma demanda espontânea. Não é necessário marcar para fazer os exames. “É só vir como os documentos exigidos que serão atendidos”, explica.

Ele destaca a importância da parceria com as Voluntárias, lembrando que a iniciativa é muito importante para a qualidade de vida da população, pois grande parte das pessoas ainda têm dificuldade de acesso a esses tipos de exames.

Uma das pacientes atendidas pelo serviço foi a dona de casa Heliane Ferreira. “Essa é uma ação maravilhosa. Passei meses tentando fazer o exame preventivo e sofrendo muito. Agora, graças a essa carreta linda consegui”, disse.

A Unidade Móvel é equipada com dois consultórios ginecológicos e um mamógrafo. Caso seja identificada alguma anormalidade, durante os exames, uma biópsia será realizada. Com o veículo, é possível realizar 160 preventivos e 70 mamografias por dia e os resultados desses exames serão entregues em até 30 dias.

 Se for necessário, a paciente será encaminhada para realização de procedimento cirúrgico no Hospital da Mulher, localizado Largo de Roma, em Salvador.

Confira o cronograma de atendimento da unidade móvel

Dezembro

Jequié: dias 21 a 23 e 26 a 29

Janeiro

Iramaia: de 9 a 12

Planaltino: de 16 a 19

Maracás: de 22 a 26

Lajedo: dia 30

Fevereiro

Lajedo: dia 1º

Itiruçu: de 6 a 9

Lafaiete Coutinho: dias 20 e 21

Jaguaquara: de 26 a 28

Março

Jaguaquara: dias 1 e 2

Itaquara: de 6 a 8

Santa Inês: de 13 a 16

Brejões: de 20 a 22

Irajuba: de 27 a 29

Abril

Cravolândia: dias 3 e 4

Itamari: de 10 a 12

Apuarema: de 17 a 19

Jitajauna: de 24 a 27

Maio

Ibirataia: de 2 a 4

Ipiaú: de 7 a 11

Barra do Rocha: dias 15 e 16

Itajibá: de 22 a 24

Dário Meira: de 29 a 31

Junho

Boa Nova: de 5 a 7

Manoel Vitorino: de 12 a 14

Itagi: de 19 a 21

Aiquara: dias 27 e 28

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Assine o JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]