Teólogo Naidison Baptista é homenageado, pela ALBA, com a Comenda 2 de Julho

Movimento de Organização Comunitária parabeniza Naidison de Quintella Baptista pelo recebimento da Comenda 2 de Julho.

Movimento de Organização Comunitária parabeniza Naidison de Quintella Baptista pelo recebimento da Comenda 2 de Julho.

A maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a Comenda 2 de Julho, será entregue na tarde da próxima quinta-feira (21/12/2017), ao teólogo Naidison de Quintella Baptista. A proponente da Sessão Especial é a deputada estadual Fátima Nunes (PT), que teve a indicação aprovada pelos parlamentares da Casa, no mês passado, pela acentuada dedicação do homenageado, bem como os valiosos trabalhos desenvolvidos para a região semiárida baiana.

Naidison, como é conhecido, é coordenador Nacional da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). Nascido no dia 9 de maio de 1940, em Salvador, ele é filho de Ângelo Ferreira Baptista e Antônia de Quintella Baptista, e atualmente reside no município de Feira de Santana, mas atua em todo o estado baiano. O homenageado é ativista do Movimento de Organização Comunitária (MOC), tendo formação na Universidade Católica de Salvador e Universidade Gregoriana de Roma e Instituto Litúrgico de Trier, na Alemanha, nas quais concluiu seu Mestrado.

Naidison é um militante das causas sociais, defendendo uma melhor convivência com a região semiárida, a fim de garantir melhoria na qualidade de vida da população. Além da trajetória como professor, desempenhou diversas atividades de grande importância para o MOC e região semiárida do Estado, entre elas foi secretário-executivo, responsável pelo processo participativo de planejamento e gerenciamento da entidade e técnico em Desenvolvimento Social.

Coordenou a primeira unidade gestora do Programa Um Milhão de Cisterna (P1MC), pelo qual recebeu no mês de setembro deste ano, na China, em nome do Brasil, o Prêmio Internacional de Política para o Futuro (Future Policy Award, no original, em inglês). A homenagem foi concedida pelos resultados do Programa Cisternas, financiado desde 2003 pelo governo federal, e que já construiu mais de um milhão de cisternas no Nordeste.

A Sessão Especial será aberta ao público e contará também com a presença da equipe de colaboradores/as do MOC, como técnicos/as, coordenadores/as, comunicadores/as e demais pessoas que contribui para o desenvolvimento das ações e trabalhos da entidade, que refletem tanto a convivência quanto os caminhos para efetivação do desenvolvimento sustentável regional. O grupo representa as pessoas que dão sentido à missão do MOC, como agricultores/as familiares, mulheres, jovens, crianças, educadores/as, empreendedores, entre outros.

A medalha

A Comenda 2 de Julho é a mais alta condecoração do legislativo baiano, por representar a maior data histórica da Bahia, simbolizando o sentimento motivador de libertação e emancipação do povo dessa terra. O Projeto de Resolução, que concede a Comenda a Naidison Baptista foi de autoria da deputada estadual Fátima Nunes (PT), aprovada por deputados e deputadas, que consideraram importante a entrega da medalha da Casa ao cidadão feirense, pela acentuada dedicação e pelos valiosos trabalhos voltados para a região semiárida baiana.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]