Salvador: blocos afro e projetos de verão agitam temporada no Pelourinho

Apresentação no largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, localizado no Centro Histórico de Salvador.

Apresentação no largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, localizado no Centro Histórico de Salvador.

Após a recente requalificação dos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, o ‘Pelô da Bahia’ está preparado para o verão de Salvador com uma programação artística diversa. Ensaios pré-carnaval, ritmos para todas as tribos e eventos culturais de variados gêneros dinamizam o Centro Histórico e o destacam como um dos principais pontos para se curtir a estação na capital baiana.

“No Pelourinho acontece o verão da diversidade. É dos blocos afro, do samba, do reggae, é de cada estilo representado por artistas dos mais diversos portes, desde os novos, que estão construindo a sua trajetória, aos já consagrados nacionalmente. Queremos que cada vez mais produtores e artistas ocupem estes espaços e estamos abertos a recebê-los”, declara a Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, convidando a classe artística a participar da programação dos largos. A secretária destaca também o perfil dos frequentadores do Centro Histórico. “O Pelô tem um público diferenciado, que participa, se diverte e se envolve, sempre com muita paz. Não tenho dúvidas de que nessa temporada não será diferente, e nossos visitantes do mundo inteiro terão motivos para querer voltar a cada show”, conclui.

Os blocos afro se preparam para o Carnaval 2018, antes da folia, demonstram nos ensaios uma parte da força, beleza e musicalidade que irão levar para a avenida.

O Cortejo Afro já iniciou temporada, dando motivos para as segundas-feiras se tornarem motivo de festa. São nestas noites que o bloco realiza os seus ensaios. Nos últimos anos, o projeto vem se firmando como um dos principais atrativos da agenda cultural da estação. Agitando o público com o som de suas composições, mescladas a releituras de clássicos da MPB, do pop e da batida percussiva, além de promover experiências estéticas que unem dança, música e artes visuais, cada espetáculo do Cortejo traz convidados especiais. Já participaram do primeiro dia os músicos Márcio Victor e Jau. O segundo ensaio da temporada, realizado nesta segunda-feira (18/12/2017), às 20 horas, contou com a participação da banda É O Tchan.

Diretamente do bairro de Itapuã para o Pelourinho, o bloco afro Malê Debalê já tem datas reservadas para as duas últimas sextas-feiras de 2017, dias 22 e 29 de dezembro, e retornando em 19 de janeiro. O bloco se dedica a valorizar a cultura negra através de expressões artísticas como a música e a dança. Sempre às 20 horas com entrada gratuita.

O bloco afro pioneiro Ilê Aiyê realizou o primeiro ensaio de verão no dia 8 de dezembro. O mais belo dos belos retorna para mais uma apresentação no Largo Tereza Batista, dia 5 de janeiro. Com o objetivo de ajudar a manter os projetos sociais do bloco, a festa é agitada pela Band’Aiyê e convidados.

No último domingo, 10 de dezembro, o Olodum iniciou a temporada de verão, no Largo Tereza Batista, apresentando o seu tema no Carnaval 2018, ‘Deusas das Águas, Oceanos, Rios e Lagos’. Já as famosas terças do bloco, que atraem baianos e turistas de todos os cantos, retornam na primeira semana de 2018, fazendo a terra tremer ao som dos tambores mais conhecidos do mundo. Os shows estão previstos nos dias 2, 16 e 30 de janeiro, às 20 horas. Também acontece um ensaio no dia 21 de janeiro, domingo, às 14 horas. Artistas de renome são convidados para cada edição deste que é considerado o mais tradicional evento de verão na cultura afro baiana.

O reggae jamaicano fundido com a batida percussiva e elementos do suingue baiano explodem no som do Muzenza. Os ensaios do bloco afro estão chegando, todas as quartas-feiras de janeiro no Largo Pedro Archanjo, sempre às 20 horas.

Especiais de Verão

Além dos ensaios dos blocos afro, os palcos do Pelourinho também são ocupados por artistas e shows de diferentes gêneros musicais, trazendo também projetos que terão continuidade durante todo o verão. O cantor Gerônimo Santana, um dos principais nomes da Axé music baiana, já iniciou a temporada do projeto ‘O Pagador de Promessa’. Cada edição traz convidados, que recebem homenagens no palco do Largo Pedro Archanjo. No repertório, não faltam sucessos do anfitrião da festa, como Eu sou Negão, Jubiabá e É D’Oxum. As apresentações têm início às 20 horas, todas as terças.

Na próxima sexta-feira, 15 de dezembro, é dia de estreia com a Viola de Doze. A banda comandará o projeto SamPelô Prime, no Largo Quincas Berro D’Água, todas as sextas do verão, a partir das 19 horas.  A proposta é simples: levar muita música e animação para o público do Centro Histórico, conhecido palco do samba em Salvador. O evento assume cunho social com renda da bilheteria revertida para o projeto Violinha da Boa, com sede no Bairro do Pau Miúdo.

A programação dos largos do Pelourinho tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), através da cessão gratuita de pauta. A programação é sujeita a alterações, de responsabilidade das respectivas produções dos eventos. Mais informações estarão disponíveis no site www.cultura.ba.gov.br.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]