PSB Bahia encerra 2017 mais fortalecido e unificado, diz senadora Lídice da Mata

Senadora Lídice da Mata destaca performance do PSB Bahia.

Senadora Lídice da Mata destaca performance do PSB Bahia.

O ano de 2017 foi marcado pela luta em defesa das Eleições Diretas para presidente da República e contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária. E o Partido Socialista Brasileiro (PSB) da Bahia foi um dos protagonistas desse processo.

Em maio, o partido organizou um Encontro Estadual, que reuniu representantes do partido de 40 municípios, como a senadora Lídice da Mata, os deputados Bebeto Galvão (federal), Ângelo Almeida, Marquinho Viana e Fabíola Mansur (estaduais), além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e líderes comunitários, sindicais e de juventude. A pauta do encontro foi as Diretas Já. Essa bandeira também foi levantada pelo partido durante um grande ato no Farol da Barra, realizado em junho, e no tradicional desfile cívico do Dois de Julho.

No começo do ano, o PSB ampliou a sua bancada de deputados estaduais e fortaleceu ainda mais o partido com a posse de Ângelo Almeida, que ocupou a vaga do atual secretário de Agricultura do Estado, Vítor Bonfim. Outro fato importante foi a nomeação dos socialistas José Vivaldo Mendonça, como titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Rodrigo Hita, como chefe de gabinete.

Formação política

Ao longo do ano, o PSB e a Fundação João Mangabeira (FJM) proporcionaram diversos cursos de formação política para a militância e lideranças do partido. Através de aulas temáticas, diversos estudiosos apresentaram fundamentos teóricos e práticos de questões que trataram desde o cenário político local e perspectivas para as próximas eleições, ao comportamento do eleitor na era das redes sociais e às reformas trabalhista e previdenciária.

Socialismo criativo

A FJM lançou na Bahia a sexta edição do Boletim de Conjuntura Brasil, que traz o conceito de Socialismo Criativo. O evento contou com a presença de Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB. Com textos escritos pelo ex-deputado federal e atual presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli, o documento apresenta a Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento. O PSB é o primeiro partido do Brasil a focar em atividades nesta área.

Liderança

A presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata foi escolhida, como líder do PSB no Senado, tendo como vice o sergipano António Carlos Valadares.

Congresso

Outro momento marcante de 2017 foi o Congresso Estadual do PSB, que reuniu cerca de 400 pessoas, entre prefeitos e mais de 150 vereadores. O ato político contou também com presença do governador Rui Costa e de seu vice, João Leão. Durante o congresso, os socialistas defenderam a reeleição de Lídice da Mata para o Senado e mostraram a força do partido na Bahia.

Com as eleições se aproximando, o ano de 2018 aguarda grande expectativa para os quadros do PSB e seus militantes. O partido não abre mão da vaga de Lídice da Mata ao Senado e espera aumentar a bancada de deputados estaduais e federais, reelegendo os atuais parlamentares e revelando novos nomes para o quadro político estadual.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]