Programa Música na escola auxilia no resgate da tradição das fanfarras em Feira de Santana

Apresentação da Fanfarra Municipal de Maria Quitéria no Estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana.

Apresentação da Fanfarra Municipal de Maria Quitéria no Estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana.

“Fico muito feliz que minha filha esteja participando desta fanfarra. Este programa está trazendo de volta algo que a gente não pode perder nunca”. A fala partiu de Maria Gonçalves, mãe de Ana Clara Gonçalves, estudante da Escola Municipal José Tavares Carneiro, durante a apresentação das fanfarras das escolas municipais na manhã desta sexta-feira (22/12/2017), no Estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana.

Como parte do Música na Escola, programa da Secretaria de Educação que oferece aulas de música aos estudantes das escolas municipais, o Música em Ação é uma iniciativa que proporciona a criação de bandas típicas de fanfarras nos distritos de Feira de Santana, como em Maria Quitéria, Bonfim de Feira e Humildes. “O nosso objetivo é resgatar essa tradição que segue encantando diversas gerações”, explica a secretária de educação, Jayana Ribeiro.

Resgate da arte das fanfarras

Para Gilson Reis, presidente da Fanfarra Amor Por Bonfim, é importante o resgate da arte das fanfarras. “Atuo com fanfarras há mais de 20 anos e sempre encontro ex-alunos que hoje são pais e mães e incentivam seus filhos a participarem. É importante não deixar essa tradição se perder. Fanfarra é arte, além de trabalhar com disciplina e auxiliar no desenvolvimento dos estudantes”, afirma.

A participação das escolas municipais na programação do Natal Encantado 2017 foi encerrada na manhã desta sexta-feira, 22, com a apresentação da Fanfarra Amor Por Bonfim, Fanfarra Municipal de Maria Quitéria e Fanfarra de Humildes.

Foram seis dias de performances no Mercado de Arte Popular, no estacionamento da Prefeitura e nas sacadas do Paço Municipal Maria Quitéria. Os alunos levaram corais, apresentações com instrumentos e uma apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil Princesa do Sertão para alegrar as festas de final de ano do público feirense.

Maria Gonçalves, mãe de Ana Clara, destaca a importância da tradição. “Eu participava de uma fanfarra quando era mais nova e fiquei muito triste de perceber que a tradição estava se perdendo. Quando surgiu o Programa Música na Escola com a proposta de montar uma fanfarra, eu incentivei minha filha a participar. É lindo de ver. Eu tocava bumbo e hoje a Ana toca caixa”.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]