Orçamento Público: Municípios recebem da União R$ 2 bilhões; prefeitos esperam recurso financeiro para fechar as contas de 2017

Em 22 de novembro de 2017, prefeitos realizaram, em Brasília, marcha em defesa do aumento do repasse da União.

Em 22 de novembro de 2017, prefeitos realizaram, em Brasília, marcha em defesa do aumento do repasse da União.

A Medida Provisória do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) referente ao repasse emergencial de R$ 2 bilhões para as prefeituras de todo Brasil será publicada ainda nesta quarta-feira, 27, em sessão extraordinária, afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, em reunião na Presidência da República.

O aporte financeiro é uma reivindicação dos prefeitos que iniciou com mobilizações na Bahia, pela União dos Municípios da Bahia (UPB), seguidas por movimentos estaduais e um grande protesto dos municípios em Brasília, no mês de novembro.

Presente em todas as mobilizações o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que acompanhou as pautas municipalistas, em Brasília, nas últimas semanas, reforça a importância da união. “Essa luta começou aqui na Bahia e se tornou o maior movimento da historia dos prefeitos no Estado. Depois, ganhou o cenário nacional junto com outros estados. Os municípios entenderam que juntos podem fazer a diferença e cobrar do governo federal”, explica Eures Ribeiro.

O ministro, Carlos Marun, informou que o pagamento do auxílio as prefeituras devem ocorrer nesta quinta-feira (28/12/2017). Eures defende que o cumprimento do compromisso assumido pelo governo federal é de extrema importância para saúde financeira das prefeituras ainda neste final de ano. “O Brasil passa por uma profunda crise econômica, que reflete nos municípios. O que buscamos é uma reposição das quedas de receitas. Esse apoio financeiro ajudará os municípios a fechar as contas, como pagamento a servidores e fornecedores”, reforça Eures.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]