Ônibus do Hemoba coleta sangue de doadores no centro de Feira de Santana

Unidade móvel de coleta do Hemoba em Feira de Santana.

Unidade móvel de coleta do Hemoba em Feira de Santana.

O número de pessoas que se inscreveram para doar sangue na unidade móvel de coleta do Hemoba passou de 60, nesta terça-feira (05/12/2017). A coleta foi iniciada na segunda-feira e o acumulado nestes dois dias supera a 65 bolsas.

A iniciativa é resultado de parceria firmada entre a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Saúde, e o Hemoba. A campanha acontece pela terceira vez.

O ônibus do Hemoba está parado no estacionamento da Prefeitura, onde vai ficar até a próxima sexta-feira, 8. As doações serão decisivas para formar o estoque de final de ano, quando a demanda aumenta significativamente.

Pessoas saudáveis podem doar. A idade é a partir dos 16 anos – neste caso o doador deve estar acompanhado por um responsável. Devem estar alimentadas, o peso a partir de 50 quilo e se ingerir bebida alcoólica a doação deverá ser feita 12 horas depois do último gole.

Objetivo é abastecer estoque do Hospital Clériston Andrade

A campanha objetiva o reforço no estoque estratégico do Banco de Sangue do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), diz a assistente social do Hemoba, Márcia Almeida. Segundo ela, a demanda naquela unidade de atendimento de pacientes de alta complexidade é variável. O Banco de Sangue do HGCA atende aos seus pacientes mais a demanda do Hospital Estadual da Criança. “Uma bolsa de sangue é fracionada em até quatro tipos de hemocomponentes”, observa.

A estudante Priscila Natália Pereira Ferreira, que doou sangue pela segunda vez, destaca a importância da ação. “As pessoas devem se conscientizar sobre a sua importância. Ajudar está na essência de querer ajudar quem precisa, salvar vidas”, afirma.

Para o educador físico Antônio Mariá, a doação é sempre bem-vinda.  “Estou na campanha para ajudar o banco de sangue a recompor o estoque e a parte usada por um amigo, recentemente. Ninguém sabe o amanhã. Ajudar é sempre bom”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]