Jovens do Primeiro Emprego visitam Bahia Rural Contemporânea

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues ao lado dos jovens participantes do programa 'Primeiro Emprego'.

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues ao lado dos jovens participantes do programa ‘Primeiro Emprego’.

“Encontramos gente para dar a mão à gente”. Foi com essa declaração que a técnica em agropecuária, Tailandi Aquino, do município de Irecê, definiu o Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado. Neste sábado (02/12/2017), 121 jovens da capital e do interior, que atuam na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e seus familiares, foram recepcionados pelos dirigentes de todas as unidades da secretaria, durante o Bahia Rural Contemporânea, maior evento de valorização da agricultura familiar do país.

Segundo o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, o governo lançou um programa não só de emprego, mas de cidadania, participação e envolvimento: “O governador fez o seu papel, agora nós, secretários, é quem temos de criar esse diálogo. Temos um pacto em receber profissionais e capacitá-los. Com as famílias, de mostrar que podem confiar em nós e apresentar o trabalho que seus filhos estão desenvolvendo. Além disso, estamos fazendo um arranjo da politica pública, pois estamos qualificando profissionais que daqui a três, quatro anos, estarão à frente do desenvolvimento rural do estado”.

O pai de Tailandi, que agora integra a equipe do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar do Território (SETAF) de Irecê, o agricultor Jucélio Aquino, acompanhou a jovem e se emocionou ao falar do trabalho da filha: “Vocês não olham a gente pelos bens que temos, mas pro nosso caráter e é isso que é importa. Dou graças a Deus por essa oportunidade, que foi uma honra pra nós”.

Naiane Calasans, técnica agropecuária do SETAF de Ribeira do Pombal, conta que o programa abriu as portas para colocar em prática o que aprendeu no curso: “Estou feliz em poder ajudar no desenvolvimento do meu município e a levar renda para os agricultores familiares da região. O programa é a oportunidade de mostrar aos jovens que saem da roça para cidades, que existe lugar pra gente na nossa terra”.

Quem acompanhou Naiane foi sua mãe, a agricultora Valdenice Calasans. Ela relatou que nunca imaginou que uma agricultora, nascida e criada na roça, tivesse espaço em um evento como esse: “Fomos chamados à capital para conhecer no que nossos filhos vão trabalhar. O governador Rui Costa me dá orgulho de ser dessa Bahia”.

Qualidade na gestão

O coordenador interino do Programa Primeiro Emprego, Almerico Lima, afirmou que está emocionado em ver o resultado desse trabalho: “A qualidade da gestão do programa na SDR vem fazendo a diferença, na medida que os jovens estão sendo alocados nas unidades para fazer o serviço, mas compreendendo a importância da agricultura familiar”.

A superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Lucia Falcon, ressaltou que “o programa primeiro emprego, no conjunto das políticas públicas da Bahia, é um pilar poderoso de sustentação da política desenvolvimentista, ao lado de outra políticas que estão abrigadas na SDR, de arranjos produtivos, que trazem a força do desenvolvimento local”.

Também estiveram presentes representantes da Casa Civil, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e. Desenvolvimento Social (SJDHDS ), Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria de Comunicação Social (Secom) e Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]