Feira de Santana: UNAMACS realiza entrega de certificado dos cursos

UNAMACS realiza solenidade de entrega de certificados no Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, o Parque da Cidade de Feira de Santana.

UNAMACS realiza solenidade de entrega de certificados no Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, o Parque da Cidade de Feira de Santana.

“A UNAMACS (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) foi um grande presente à minha vida, neste ano, por me possibilitar a troca de saberes imprescindível”. O reconhecimento é da pedagoga Sorai Silva Benício ao receber seu certificado de conclusão de cursos da Unamacs, na noite desta terça-feira (12/12/2017), durante solenidade realizada no Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, o Parque da Cidade de Feira de Santana.

“A UNAMACS é uma proposta que veio para ficar. Feira de Santana era carente de algo que abordasse as questões ambientais de forma conjunta. Ela agrega as pessoas que pensam de forma diferente e que se preocupam com o meio ambiente”, acrescentou Sorai. Ela participou de todos os nove cursos oferecidos gratuitamente pela universidade, cuja temática incluiu compostagem, reciclagem e licenciamento ambiental. As atividades de 2017 incluíram, ainda, três oficinas, uma viagem de campo e três visitas técnicas.

“A Universidade Aberta do Meio Ambiente é sucesso absoluto. Atingimos as metas em curto espaço de tempo e tivemos a participação de alunos de outras cidades baianas, a exemplo de Santo Estevão, Antônio Cardoso, Juazeiro e mais Recife, em Pernambuco, e do estado de Minas Gerais”, afirmou a bióloga da Semmam, Érica Teles, uma das gestoras da UNAMACS.

O titular da Semmam, secretário Sérgio Carneiro, frisou que “o Meio Ambiente está na lista das prioridades do Município. Terminamos o ano com saldo positivo de ações realizadas: foram dois seminários, sendo eles sobre mobilidade urbana e energia solar; comemoramos o Dia da Água e Dia do Meio Ambiente; lançamos o programa de delimitações das lagoas; vamos construir o Parque Linear do Papagaio; destruímos 1.126 equipamentos sonoros apreendidos no Feira Quer Silêncio, além de implantar a Unamacs, que é sucesso no meio acadêmico e ambientalista”.

O ato de certificação dos alunos contou com as presenças do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sérgio Barradas Carneiro, do reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, além do vereador Roberto Tourinho e secretário municipal de Agricultura, Joedilson Freitas, que compuseram a mesa.

Prêmio Guardiões do Meio Ambiente foi entregue

Além da certificação e das homenagens em reconhecimento aos professores, facilitadores e demais pessoas que contribuíram para o sucesso da UNAMACS neste primeiro ano de implantação, a noite também foi marcada com a entrega do prêmio Guardiões do Meio Ambiente em reconhecimento aos esforços de feirenses, ligados a diversos segmentos da sociedade, que contribuíram para com as ações de educação socioambientais em Feira de Santana. Foram homenageadas dezenove pessoas, entre pessoas físicas e jurídicas.

Equipamentos sonoros doados a entidades

Ainda durante a solenidade, o prefeito José Ronaldo assinou termos de doação de equipamentos sonoros apreendidos nas operações Feira Quer Silêncio para vinte e três entidades que prestam assistência social no município, entre elas: Associação Feirense de Síndrome de Down; Loja Maçônica Sabedoria, Luz e União; Casa do Estudante; Centro Comunitário Luz e Sabedoria; Base Comunitária da Rua Nova; Associação de Produtores Rurais e Pescadores do Distrito de Governador João Durval Carneiro; Comunidade Rainha dos Apóstolos; Movimento Cultural Afoxé Filhos de Nanã; Associação Feirense de Basquete, entre outras.

Prefeitura e Pepsico firmam parceria

Na noite desta terça-feira também foi lançado o projeto piloto ‘Sustentabilidade nas Escolas’, através de parceria da Semmam, Secretaria de Educação e a Pepsico. A iniciativa consiste na formação de professores com foco na educação ambiental e reciclagem.

De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade da Sig – empresa de embalagens – Isabela De Marchi, o objetivo da parceria é impulsionar a coleta seletiva no município. “Esse é um projeto que vai incentivar que professores e alunos façam a destinação correta dos resíduos produzidos nas escolas e sejam multiplicadores para sua comunidade”.

As atividades serão iniciadas em fevereiro, durante a Jornada Pedagógica, e vai contemplar inicialmente um grupo de 50 professores de onze escolas da rede municipal de ensino. A formação dos professores está prevista para ocorrer na Unamacs.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]