Feira de Santana: moradores do Bairro Baraúnas levam cães e gatos para tomar vacina

Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana realiza campanha de vacinação contra a raiva animal no Bairro Baraúnas, em Feira de Santana.

Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana realiza campanha de vacinação contra a raiva animal no Bairro Baraúnas, em Feira de Santana.

A dona de casa, Jucileide Vieira, não quis arriscar e logo cedo pegou os dois cachorros pela coleira e o levou à UBS Milésio Ledoux Vargas, no Bairro Baraúnas, para ser vacinado contra a raiva, neste sábado (16/12/2017). Nesta semana foi registrado um caso da doença no bairro. Daí a necessidade da imunização de cães e gatos.

“E ainda vou buscar os meus cinco gatos que precisam se prevenir contra esta doença”, afirmou. São animais da raça persa e mestiços. “Ao vaciná-los não estamos apenas protegendo os bichinhos de estimação, mas protegendo nossas famílias, principalmente”.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana aplicou a vacina até o meio-dia. Numa caderneta, além dos nomes dos animais, foi colocada a data. A vacina é a única forma de prevenção segura da raiva animal.

Inicialmente foi realizado o bloqueio vacinal. A partir de segunda-feira, 18, as equipes de vacinação do CCZ vão visitar todas as casas do bairro à procura destes animais que podem transmitir a raiva para vaciná-los.

A doença é incurável entre o animais – fatal em 100% dos casos, também pode afetar os seres humanos – pode ser extremamente agressiva e fatal. Em cães e humanos o vírus da raiva pode ficar incubado por até dois meses, antes de aparecerem os primeiros sintomas.

A ação

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve vacinando neste sábado (16/12/2017), no Bairro Baraúnas, em Feira de Santana, cães e gatos contra a raiva animal. A ação foi realizada das 8:30 horas ao meio-dia, na unidade de saúde do bairro. O órgão pediu que os moradores, que possuem animais de estimação, se mobilizassem e os levassem para receber a dose do imunizante.

De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Cordeiro, desde o início da semana passada, quando foi confirmado um caso de raiva animal na localidade, prepostos do órgão têm feito o bloqueio de foco no raio de 5 km a partir do local onde ocorreu o caso, que resultou na vacinação de 88 animais. O último registro de raiva canina havia sido em 2004.

“No Bairro Baraúnas, esse ano, superamos a vacinação do ano passado. Mesmo assim estamos revacinando os animais para que não tenha nenhum advento da raiva”, reitera a coordenadora.

Segundo explica Mirza, a ação no sábado é mais uma oportunidade para os animais serem vacinados. “Encontramos muitas residências fechadas. Por isso, vamos realizar a vacinação nesse dia para que as pessoas, que trabalham durante a semana, possam garantir a proteção do seu bicho de estimação”, afirma.

Caso

Na última terça-feira, 12, o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) confirmou a positividade da doença após análise das amostras do tecido nervoso do animal que mordeu uma criança no Bairro Baraúnas, no mês de novembro. O material foi coletado e encaminhado pelo Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ).

O acidente aconteceu no dia 4 de novembro. Dois dias depois a vítima foi levada para o CSE (Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda), onde continua sendo acompanhada, bem como pelo Hospital Estadual da Criança, conforme preconizado. Ela já recebeu três doses da vacina, além do soro antirrábico.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]