Exclusiva: presidente da ADM Jr. UEFS destaca importância de consultoria para micro e pequenas empresas

Wesley Matos: a pessoa tem muito conhecimento técnico da sua área, mas não tem conhecimento de gestão, não tem conhecimento de administração em si para saber como funcionar para que a empresa cresça.

Wesley Matos: a pessoa tem muito conhecimento técnico da área em que atua, mas não tem conhecimento de gestão, não tem conhecimento de administração em si.

Durante entrevista exclusiva concedida ao Jornal Grande Bahia (JGB), o diretor-presidente da ADM Jr. Consultoria, Treinamentos e Projetos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Wesley Matos, destaca a importância da consultoria empresarial para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Na oportunidade, ele aborda os serviços oferecidos pela empresa, os desafios enfrentados pela equipe, composta por estudantes de administração da universidade.

Segundo Wesley Matos, os projetos desenvolvidos pela consultoria abrangem as áreas mercadológica, financeira e operacional. Dentre os serviços, a ADM Jr. oferece pesquisa de satisfação, treinamento, planejamento estratégico e pesquisa de mercado.

De acordo com Wesley, o trabalho realizado pela consultoria é orientado por professores da UEFS. “Nossos professores estão sempre dando um feedback para a gente. Se existe algum ponto de melhoria dentro das entregas para o cliente, passa pelo professor, ele observa isso”, afirma.

Confira a entrevista

Jornal Grande Bahia – Qual é o plano estratégico de ação quando uma empresa contata o serviço?

Wesley Matos – A gente vai lá, faz a primeira reunião. Nessa reunião a gente faz um diagnóstico, que é totalmente gratuito. A gente faz uma análise justamente de como é que estão as áreas por setor daquela empresa.

A partir disso a gente percebe se existe alguma coisa para ser feita naquela empresa, algum serviço, e aí sendo feito o serviço a gente vai elaborar uma proposta. A partir da proposta vai negociando o valor junto com o cliente, e começa a colocar em prática justamente para dar o resultado que o cliente quer, aquilo que ele necessita.

E é basicamente dessa forma, é um diagnóstico que é feito junto com o cliente, a partir disso é visto se precisa de alguma solução empresarial para ele ou não. Feita a solução, a gente apresenta a proposta para ele e a gente começa a colocar em prática e dar a entrega final para o nosso cliente, que é o resultado que ele precisa.

JGB – Sobre os serviços que a ADM Jr. oferece, como é feito o treinamento de cada estudante que vai executar esse serviço?

Wesley Matos – A gente faz nosso processo seletivo de forma semestral, e aí sempre entra gente nova na empresa, e pessoas que não sabem fazer o serviço que nós fazemos. Ela passa por cinco a seis meses de treinamentos para aprender sobre todo o serviço que nós fazemos para conseguir colocar em prática isso, e aí a partir disso elas são membros efetivos na empresa.

Sendo membros efetivos, essas pessoas podem ser alocadas em projetos, que são os projetos justamente que a gente faz para micro e pequenas empresas da região, para o mercado em si, e quando é colocado na prática elas já tem todo o conhecimento que elas precisam ter daquele serviço.

JGB – Quais são os desafios que a ADM Jr. enfrenta no dia a dia?

Wesley Matos – Nesse sentido de desafio, eu acredito que o maior desafio hoje que a ADM Jr. UEFS enfrenta é justamente fazer com que esse micro e pequeno empresário aqui de Feira de Santana perceba e entenda que precisa contratar uma consultoria empresarial para os resultados deles crescerem, alavancarem, tudo mais.

A pessoa tem muito conhecimento técnico da sua área, mas não tem conhecimento de gestão, não tem conhecimento de administração em si para saber como funcionar para que a empresa cresça.

Uma consultoria sênior é um preço bem acima. Então talvez seja o valor que esse rapaz, esse empresário, esse dono do negócio não possa pagar, eu acho que ele tem a oportunidade de pagar por uma consultoria júnior, que aí eu acredito que a qualidade não vá cair, justamente porque tem professores por trás que dão toda a orientação.

JGB – A partir de qual semestre os estudantes de administração podem fazer parte da equipe?

Wesley Matos – Não existe esse semestre nem mínimo nem máximo, não existe limite para isso. Qualquer pessoa que faça parte do curso de administração da UEFS pode fazer parte da ADM Jr.

JGB – Como funciona o processo seletivo?

Wesley Matos – Ele é semestralmente. Então os estudantes entram no curso e cerca de 15 dias após entrar no curso a gente faz o evento que é de recepção ao semestre, aos calouros, então todo mundo faz parte. Após isso, tem um período para se inscrever no processo seletivo nosso. Aí nosso processo seletivo tem duas etapas, que é a dinâmica em grupo, que a gente procura observar se as pessoas têm o perfil básico nosso que a gente procura nas pessoas que vão ingressar na ADM Jr. UEFS, e aí depois tem uma fase de entrevista também.

Toda essa questão em torno da dinâmica, em torno da entrevista, é para saber se ela tem aquelas características que nós consideramos como um perfil básico nosso para entrar na ADM Jr. Tendo isso, elas entram e começam a fazer parte da equipe.

Sobre a ADM Jr. Consultoria, Treinamentos e Projetos

Formada em 2000, a empresa Júnior de consultoria empresarial da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) possui o objetivo proporcionar aos estudantes do curso de administração a prática profissional na área. Com o lema ‘Profissionais do futuro, desenvolvendo o presente’, a ADM Jr. UEFS é reconhecida desde 2002 pela Município de Feira de Santana como de utilidade pública.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]