Escola de Dança da UFBA promove simpósio sobre arte e educação

José Pacheco, idealizador da Escola Ponte em Portugal.

José Pacheco, idealizador da Escola Ponte em Portugal.

Discutir, compartilhar experiências e destacar a importância na relação entre cultura e educação, esse é o propósito do Simpósio Internacional Arte na Educação Básica, que acontece de 04 a 06 de dezembro de 2017 na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Serão três dias dedicados à vivências e trocas de saberes, contribuindo para a formação de novas e mais completas formas de pensar a arte na educação básica, além de promover uma rede colaborativa de produção criativa e de arquivos técnicos e digitais.

Em sua 1ª edição, o simpósio reúne pesquisadores, professores, artistas e estudantes de diferentes lugares do mundo com o intuito de fomentar as discussões sobre a formação, criação, produção e pesquisa em artes nas escolas de ensino básico, evidenciando a sua relevância na grade curricular e apresentando experiências bem-sucedidas ao redor do mundo. O simpósio foi aberto com a conferência magna do Reitor da UFBA, João Carlos Salles, com o tema ‘Ética e Estética para a formação cidadã’, no dia 04/12 (segunda), às 9:45 horas , na Reitoria da UFBA.  A programação contempla ainda diversas mesas de discussões, apresentações e intervenções artísticas que podem ser consultadas em: www.siaeb.ufba.br

Entre os palestrantes convidados estão José Pacheco (Portugal), idealizador da Escola da Ponte, instituição conhecida por seu projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes; Gaudêncio Fidelis, curador e historiador de arte especializado em arte brasileira moderna e contemporânea e arte da América Latina; Inês Carolina Perez-Wilke (Venezuela), vice-diretora acadêmica e docente investigadora da Universidad Nacional Experimental de las Artes; e Helena Katz (PUC-SP), pesquisadora, professora, crítica e palestrante nas áreas de Comunicação, Cultura e Artes. A comissão organizadora do Simpósio envolve os diretores das escolas de artes da UFBA, Dulce Aquino, coordenadora do projeto (Dança), Luiz Cláudio Cajaíba (Teatro), Nanci Novais (Belas Artes), José Maurício Brandão (Música)

Rede de Colaboração Criativa

Todo conhecimento produzido durante o Simpósio será compartilhado através de uma rede colaborativa de atuação para a produção criativa e colaborativa no campo da cultura e da educação, privilegiando o ensino das artes, a mediação social, a inclusão e a diversidade, por meio de arquivos técnicos e digitais. A intenção é dar continuidade aos trabalhos iniciados durante o evento através da formação de Casulos de Produção, que farão a articulação e execução das propostas iniciadas durante o simpósio. O objetivo com esse trabalho é atingir todas as escolas culturais do estado e, posteriormente, expandi-lo para outros locais.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]