Divisão de Vigilância Epidemiológica realiza ação contra o Aedes aegypti no Bairro Caseb, em Feira de Santana

Dia “D” de mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti no Bairro Caseb, em Feira de Santana.

Dia “D” de mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti no Bairro Caseb, em Feira de Santana.

No dia “D” de mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, realizou nesta sexta-feira (15/12/2017) uma ação de impacto no Bairro Caseb. A localidade apresentou Índice de Infestação Predial de 3,47%, quando o aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Isso representa a quantidade de mosquito circulando nessa área.

A mobilização contou com a participação de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e da equipe de Educação em Saúde. Visitaram os domicílios, conversaram com os moradores e distribuíram material educativo. Alertaram a comunidade sobre os riscos e meios de prevenção ao vetor, que é responsável em transmitir a dengue, chikungunya, zika vírus e a febre amarela.

“No trabalho de rotina dos agentes de endemias foram encontrados no Bairro Caseb, em seis quarteirões, larvas do mosquito. Por isso, retornamos no dia de hoje, numa força tarefa, para chamar a atenção novamente da comunidade para que redobre os cuidados na prevenção e eliminação do mosquito”, afirmou Aurea Cerqueira, coordenadora de Educação em Saúde.

A residência de dona Maria Dantas foi um dos imóveis visitados. Os agentes observaram o quintal de sua casa, se havia algum recipiente ou plantas com acumulo de água. “Até mesmo a folha de uma planta pode ser local propicio para a formação do mosquito”, explicou o agente de endemias, Oscar Nogueira.

A campanha de mobilização contra o ades aegypti teve como tema ‘Um mosquito pode prejudicar uma vida. E o combate começa por você – Sexta sem Mosquito’. As unidades de saúde também realizaram no dia salas de espera, através de palestras e atividades lúdicas.

A campanha

Alertar a comunidade sobre os riscos e meios de prevenção ao mosquito Aedes aegypti foram alguns dos objetivos do Dia D de Mobilização Nacional, que ocorreu nesta sexta-feira (15).

A campanha teve como tema ‘Um mosquito pode prejudicar uma vida. E o combate começa por você – Sexta sem Mosquito’.  Em Feira de Santana, a iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica.

No dia de mobilização, informa a coordenadora da Viep, Francisca Lúcia Oliveira, foram realizadas ações educativas nas unidades de saúde e os agentes de endemias estavam concentrados nos bairros que apresentaram maior número de infestação do mosquito.

“Somente com a colaboração de todos e mudanças de hábitos nas residências, locais de trabalho e lazer podemos prevenir a proliferação do mosquito”, afirmou. A orientação é não jogar lixo nas ruas, tampar tanques e caixas d’água e não deixar água acumulada.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]