Deputado José de Arimateia promove ‘Abraçaço da Gratidão’ pelos hospitais psiquiátricos da Bahia

Deputado José de Arimateia promove ‘Abraçaço da Gratidão’ em frente ao Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, localizado em Salvador.

Deputado José de Arimateia promove ‘Abraçaço da Gratidão’ em frente ao Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, localizado em Salvador.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), retornou na manhã desta terça-feira, dia (19/12/2017), ao Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, localizado no bairro de Narandiba, em Salvador, para realizar o ‘Abraçaço da Gratidão’. Desta vez, a mobilização não foi originada por protesto, mas pela aprovação das propostas de mudanças na Política Nacional de Saúde Mental, apresentadas pela coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – (CGMAD) do Ministério da Saúde. O gesto simbólico reuniu mais cem pessoas e levou a mensagem de esperança aos pacientes, familiares e pessoas envolvidas com a causa.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira fez, em 2016, 33,3 mil atendimentos – 15.741 na ala de psiquiatria e 17.640 nas demais categorias. A unidade tem mais de 44 pacientes institucionalizados.

O deputado José de Arimateia lembrou que a aprovação é resultado do esforço mútuo de inúmeras entidades que apoiaram as diversas propostas feitas pela CGMAD, a exemplo da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação de Apoio a Familiares, Amigos e Pessoas Portadoras de Transtornos Mentais da Bahia (AFATOM-BA), FENAEMD, a Frente Parlamentar da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio da Câmara Municipal de Salvador, presidida pelo vereador, César Leite (PSDB), funcionários dos hospitais psiquiátricos, como a representante e farmacêutica do Hospital Juliano Moreira, Solange Santana, dentre outras apoiadoras de todo o Brasil.

O republicano trabalhou durante todo o ano de 2017 em favor dos hospitais psiquiátricos da Bahia, percorreu todas as unidades do estado acreditando que eles devem ser requalificados e não fechados, pois, segundo ele, deixariam 60 mil pacientes sem a assistência específica. “Quando se trabalha em defesa de uma causa de forma integrada, a vitória se torna mais vertiginosa e justa”, exclamou Arimateia.

Presente no Abraçaço, a psiquiatra e diretora da Federação Nacional das Associações em Defesa da Saúde Mental (Fenaemd– SM), Sandra Peu, afirmou que as mudanças propostas pelo Ministério da Saúde representam o fim de 30 anos de retrocesso no atendimento de quem conta com Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, segundo ela, pela primeira vez, ocorre o respeito à Lei que garante a possibilidade das pessoas portadoras de transtornos mentais serem atendidas com maior dignidade.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]