Coluna de Antônio José Larangeira de 1 de dezembro de 2017

A Uefs capitaneada pelo reitor Evandro Nascimento vai mal perante o MEC.

A Uefs capitaneada pelo reitor Evandro Nascimento vai mal perante o MEC.

Primeira mulher reitora da Universidade Federal da Bahia, a professora de Genética Médica, Eliane Azevedo, receberá a Comenda 2 de Julho.

Primeira mulher reitora da Universidade Federal da Bahia, a professora de Genética Médica, Eliane Azevedo, receberá a Comenda 2 de Julho.

O deputado estadual Ângelo Almeida, festejado pela data maior.

O deputado estadual Ângelo Almeida, festejado pela data maior.

UEFS cai para o MEC

Quando no ranking com a avaliação das universidades, faculdades e centro universitários brasileiros a partir dos Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) foi divulgado na terça-feira (28/11/2017), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), oportunidade em que seis universidades baianas receberam nota quatro, e foram consideradas excelentes, a Universidade Estadual de Feira de Santana(Uefs), na contramão, recebeu nota 3, avaliação considerada insatisfatória pelo MEC.

Instituições que ficam abaixo de 3 não podem se expandir, ou seja, não podem construir novos campi, nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas. A Uefs capitaneada pelo reitor Evandro Nascimento vai mal.

Feira, mais de 1 bi

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em primeira votação e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 180/2017, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município de Feira de Santana para o exercício financeiro de 2018, em cerca de 1,2 bilhão de reais. De acordo com a proposição, fica estimada a receita do município de Feira de Santana para o exercício de 2018, e fixada a despesa em igual valor, nos termos dos artigos 112 e 115 da Lei Orgânica, compreendendo o orçamento fiscal e da seguridade social, referente aos Poderes Legislativo e Executivo do Município, seus fundos, órgãos e entidades da Administração Pública Municipal direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público no valor de R$ 1.191.709.256,00.

Data

Esteve completando idade nova, o deputado estadual Ângelo Almeida, que foi bastante felicitado pelo seu vasto círculo de amigos e correligionários do PSB.

Primeira reitora

Primeira mulher reitora da Universidade Federal da Bahia, pós-doutora pela Universidade de Londres, na Inglaterra e pela Universidade de Washington, em Seatle (EUA), a professora de Genética Médica, Eliane Elisa de Souza Azevedo, receberá a Comenda 2 de Julho pelos relevantes e inúmeros serviços prestados à comunidade baiana. O projeto de resolução que concede o título foi sugerido pelo deputado estadual Ângelo Almeida (PSB) e aprovado por unanimidade, na Assembleia Legislativa da Bahia. Natural de Tanquinho, Eliane Azevedo, reúne cerca de 200 trabalhos científicos publicados no Brasil e exterior, além de 20 livros. Em Feira de Santana foi uma das fundadoras da Academia de Medicina, atuou como professora na Universidade Estadual do município (UEFS), onde criou os cursos de Bioética e o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Não é a primeira vez que a trajetória da professora é referenciada na Assembleia Legislativa da Bahia. Eliane Elisa também recebeu o título de ‘Mulher do Século’, concedido pela Casa. Foi homenageada também com o Título de Cidadã da Cidade de Salvador pela Câmara Municipal.

Domingo Tem Teatro

Domingo Tem Teatro realiza o encerramento da temporada de 2017 com apresentações dos espetáculos que reúnem as linguagens de circo e música, além do sorteio da Premiação Especial de Final de Ano, uma programação que promete agradar crianças e adultos de todas as idades que acontece no domingo próximo, 3, a partir das 9 horas no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA. O espetáculo Volume 1 – Desconcerto Em Ri Maior, encenado pelo grupo Núcleo Circo Único, é o primeiro a se apresentar no horário das 9:30 horas. Imagine um coral. Um coral performático. Agora imagine um coral performático, lúdico e irreverente que, sem desvalorizar a música, revela a graça das canções através de um olhar peculiar e brincalhão.

Parceria

Uma parceria da senhora Verinha Luedy e do fotógrafo Valterio Pacheco, realizaram um grande almoço no Restaurante Veleiro do Yacht Clube da Bahia, na cap, com a finalidade de angariar leite e nescau para a Casa da Criança Carente, da qual o profissional da fotografia Valterio Pacheco é o presidente fundador. No final foi sorteado uma cara joia da joalheira Cláudia Belfort entre os presentes.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]