ABAPA, AIBA e SEAGRI realizam lançamento oficial da Bahia Farm Show 2018

Celestino Zanella é presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).

Celestino Zanella é presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).

A 14ª edição da Bahia Farm Show 2018 foi lançada oficialmente, nesta terça-feira (28/11/2017), no Parque de Exposições de Salvador, dentro da 30ª Fenagro no Stand da Abapa/Aiba, e foi marcada pela presença da imprensa, autoridades, empresários e agricultores baianos. Consolidada como a maior feira em tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil, a Bahia Farm Show vai oferecer para pequenos, médios e grandes agricultores do Matopiba (área agrícola localizada na divisa dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as principais inovações tecnológicas em maquinário, insumos, sementes e softwares, com juros reduzidos e crédito facilitado. Ao apresentar as novidades durante o lançamento para a imprensa e convidados, o presidente da Bahia Farm Show e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, se mostrou confiante no sucesso de comercialização e vendas desta edição da Feira.Embora seja um grande evento, Zanella reforça que a Feira cresceu para atender a demanda e o perfil de todos os produtores rurais. “Não podemos fazer distinção, agricultor é sempre agricultor e todos precisam de tecnologia. O que difere ai é  somente o modo de produção. E os expositores trazem soluções tanto para os pequenos quanto os grandes”, explica.

Para Júlio Cezar Busato, que já presidiu a exposição em outras oportunidades e hoje ocupa a presidência da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), nem mesmo a crise econômica e a estiagem tiram o ânimo ou colocam dúvida sobre o sucesso do evento. “São nestas situações que devemos mostrar a nossa força. O apoio dos bancos e das instituições financeiras, são de supra importância nesse processo, diante da atual conjuntura sempre nos trouxeram mais créditos e juros facilitados; para expositores e fabricantes, que não deixaram de apresentar e vender os seus produtos; e, principalmente, dos agricultores, que continuaram investindo em tecnologia e no seu trabalho. Mantivemos a Feira do bilhão, e assim vamos trazer bons negócios para aqueles que continuaram investindo”, afirmou.

Para a edição 2018, a coordenadora da Bahia Farm Show Rosi Cerrato explicou que todos os esforços foram concentrados para a manutenção do complexo da Feira, instalada em uma área total de 144.000m², com uma infraestrutura completa e arrojada para o conforto de expositores e visitantes. “É uma feira de cinco dias, mas que envolve investimentos o ano todo”, explica. A Coordenadora ressaltou também a participação dos expositores e das autoridades durante o lançamento. “Temos expositores que estão retornando para a Feira de 2018, e muitos outros chegam para somar conosco na exposição de 2018, expondo pela primeira vez, primeiro por confiarem na marca da Bahia Farm Show e segundo por ter certeza no retorno em volume de negócios.

Parcerias – O Secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, destacou que o sucesso da feira está na parceria entre as instituições do setor público, privado, ensino e pesquisa, além claro dos próprios agricultores que acreditam na força do agronegócio da região. “É uma feira que não se vende bebidas alcoolicas, não há apresentações de artistas, todo o público presente participa por que está querendo saber das novidades no mercado agrícola e nos negócios que são gerados durante o evento”. O Superintendente de Políticas do Agronegócio, Guilherme Bonfim destacou o potencial da feira e por conseqüência da região Oeste da Bahia e do Matopiba. “Os agricultores desta região não precisam mais viajar para outros locais, pois todas as mais novas tecnologias agrícolas expostas nas feiras no Brasil e no Mundo estão na Bahia Farm Show”, afirma.

Para o Prefeito de Luis Eduardo Magalhães também presente no evento, Oziel Oliveira, a feira tem uma grande importância para o desenvolvimento socioeconômico local. “A cidade e o nosso setor de serviços, como rede hoteleira, restaurantes e a parte de infraestrutura estará preparada para atender todo o contingente de pessoas que vem para a Bahia Farm Show 2018. Estaremos no evento com um estande e com o trabalho voltado para a sustentabilidade e para a agricultura familiar”, afirmou.

Além de mostras de produtos e serviços, a Feira oferecerá uma grade com programação variada de palestras e workshops sobre agronegócio. Alguns destaques dentro da programação são o Fórum do Canal Rural e o Leilão de Gado que integram o cardápio de opções oferecidas durante o evento, que se consolida como uma das mais importantes e avançadas vitrines do agronegócio nacional. A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Participaram do lançamento nesta terça-feira (28), representando o Governador Rui Costa, o Secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, além do Secretário de Infra-Estrutura Marcus Cavalcanti, Secretário de Meio Ambiente, Geraldo Reis, Secretário de Desenvolvimento Rural Jerônimo Rodrigues, Superintendente de Políticas do Agronegócio Guilherme Bonfim, o Diretor Geral da ADAB, Paulo Cézar Simões, Diretora de Defesa Vegetal da ADAB Rosângela Schettini, Superintendente do Incra Giuseppe Vieira, Presidente da ABAPA, Júlio Busato, Presidente da Aiba, Celestino Zanella, dentre outras autoridades.

A Bahia Farm Show acontece de 29/05 a 02/06 de 2018.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]