Seminário na UEFS debate os 120 anos da Guerra de Canudos

Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos,[1] foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.

Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos, foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.

O Seminário “Belo Monte/Canudos: 120 anos de memórias e narrativas”, que será realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), nos dias 29 e 30 de novembro de 2017, pretende reunir estudiosos, escritores, estudantes, leitores e demais interessados, para promover a discussão de fatos, versões, imagens e representações dos eventos da Guerra de Canudos (1896-97), como forma de compartilhar a memória, adensar o discurso analítico e atualizar informações, pondo em debate os discursos do passado e do presente, para atualização e revisão de conceitos e pontos de vista,confrontando as diversas versões do centro e do sertão, de modo a refletir criticamente sobre o conflito histórico a partir do lugar cultural sertanejo.

O objetivo geral do evento é oportunizar momentos de reflexão sobre as circunstâncias e os fatos e consequências do massacre da comunidade de Belo Monte, em Canudos, numa intervenção militar que ficou na história como um crime da nacionalidade. A abertura do Seminário está programada para as 9h, do dia 29 (quarta-feira), no Anfiteatro do módulo 2, campus universitário. A programação completa pode ser acessada no Site do Evento: https://canudos120anos.wixsite.com/2017

A organização é do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PROGEL/ DLA), Programa de Pós-Graduação em História – (PGH / DCHF) e Academia de Letras da Bahia.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]