Segunda edição do concurso fotográfico Maratona Clic é realizada em Salvador

Equipe classificada em primeiro lugar na primeira edição do concurso ‘Maratona Clic '.

Equipe classificada em primeiro lugar na primeira edição do concurso ‘Maratona Clic ‘.

Os integrantes da banda percussiva Meninos da Rocinha do Pelô, moradores do lugar desde pequenos, participaram da primeira edição do concurso ‘Maratona Clic – de Olho na Imagem e na História’, e o que mais causou impacto neles foi poder tirar fotos de lugares que eles nunca tinham ido antes e passaram a conhecer. “Maravilha, porque fez com que eu e os meninos da banda admirássemos o Pelourinho com outro olhar”, declarou Ellen Silva, 23, líder do grupo. Para ela, a experiência foi essencial para que todos estudassem mais sobre o Pelô que frequentam e moram, conhecer os nomes das ruas, “porque muitas vezes se sabe qual é a rua, sabe como chegar até lá, mas não conhece pelo nome”, revela ela.

“Após sensibilizados para um novo olhar, os jovens podem percorrer o Centro Histórico, entram em contato direto com a sua cultura e com o potencial inerente à juventude nos dias de hoje, multiplicam as imagens do nosso Centro Histórico pelas redes sociais”, destaca Eliana Pedroso, diretora de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult),  que idealizou e coordena a Maratona Clic, que neste sábado (18/11/2017), das 10 às 14 horas, no Terreiro de Jesus, realiza sua segunda edição, dando uma nova oportunidade para os jovens de Salvador verem o Centro Histórico com outros olhos.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no site www.pelourinhodiaenoite.com.br até o dia 17 de novembro e no dia 18, até às 10:30 horas, no local do concurso. Podem participar jovens de 14 a 24 anos, em grupos de até quatro integrantes, que depois de uma breve aula sobre cultura baiana e o Centro Histórico de Salvador com a professora Lucia Goes, saem para explorar, subir e descer ladeiras do Pelourinho e do Carmo em busca da imagem que sintetizem melhor tudo que aprenderam. Depois de uma hora todos voltam ao Terreiro, escolhem a melhor foto da equipe, a que vai participar da votação e concorrem a prêmios. As fotos são projetadas no telão e postadas no hotsite da promoção no site oficial do Pelourinho Dia e Noite. A votação na melhor foto acontece online durante uma hora, mas também haverá uma comissão julgadora no local, formada por dois especialistas.

Na primeira edição, realizada no dia 28 de outubro, venceram com uma foto onde um tambor sendo tocado no Largo do Pelourinho é o destaque, dos jovens Danielle Souza de Jesus, Letícia Ribeiro Paixão, Lucas Ribas Pereira e Sarah Matos Ramos Silva, que formaram o grupo ‘Amantes da Fotografia’. Para Danielle, participar do Maratona Clic foi um desafio incrível. “Nosso objetivo foi fugir das fotos clichês do Pelourinho, trazendo um novo olhar sobre o lugar”, afirma a estudante de Jornalismo da Unijorge, que pretende participar da segunda edição.

Sobre o Pelourinho Dia e Noite

De domingo a domingo, entre outubro e dezembro deste ano, nove ações calendarizadas promoverão 11 ações culturais semanais gratuitas com múltiplas linguagens – música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e história da Bahia. As ações integram o programa Salvador 360, da Prefeitura de Salvador, e são coordenadas pela Secult, por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico.

Agenda

Dia 18 de novembro, das 10 às 14 horas – Terreiro de Jesus, Salvador

Inscrições abertas o site www.pelourinhodiaenoite.com.br

Podem participar: jovens de 14 a 24 anos

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]