Secretaria da Educação da Bahia promove atividades alusivas a edição 2017 do Novembro Negro

Alunos da rede estadual da Bahia participam de atividades alusivas a edição 2017 do Novembro Negro.

Alunos da rede estadual da Bahia participam de atividades alusivas a edição 2017 do Novembro Negro.

Para celebrar o dia da Consciência Negra (20/11), as escolas da rede estadual promovem uma série de atividades alusivas ao Novembro Negro. Ações institucionais também serão realizadas pela Secretaria da Educação do Estado. Na programação, questões como o enfrentamento ao racismo, intolerância religiosa, respeito à diversidade, valorização da identidade negra e a aplicação da Lei 10.639/03, que torna o estudo sobre a “História e Cultura Afro-Brasileira” obrigatório no currículo oficial da rede de ensino.

Nesta quarta-feira (01/11/2017), abrindo a programação do mês, o Colégio Modelo de Bom Jesus da Lapa, a 796 Km de Salvador, no Oeste, realiza seminário de abertura do projeto “Nordeste Negro: Empoderamento, fortalecimento e garantias de direitos”, com participação dos professores, estudantes, comunidades quilombolas, convidados das universidades locais.

Na capital, uma das atividades que será realizada é o VI Encontro de Educação para a Diversidade – Educação, alteridade e transformação. Uma vasta programação, entre palestras e mesas redondas sobre temas como “Educando para a diversidade no campo” e “Educando para as relações de gênero e sexualidade”, além de apresentações culturais, acontece durante os dias 9 e 10, no auditório do órgão central.

Ainda em Salvador, o Colégio Estadual Duque de Caxias, no bairro Liberdade, promove, o Festival da pimenta, Feira dos municípios, palestras, oficinas, exibição de filmes, sarau e atividades esportivas. Ações usadas como instrumentos para o debate sobre questões como gênero e raça. “Estamos preparando uma programação bem diversificada, para todos os gostos e turnos, porque temos, nos três turnos públicos diferentes. Vamos falar sobre os municípios baianos, a inserção do negro no mercado de trabalho, a saúde da população negra, realizar oficinas de informática, maquiagem entre outras. Além de atendimentos na área de saúde para os alunos da instituição. Nossas atividades começam dia 08 e seguem até dia 24”, conclui a diretora da unidade Eliete Silva.

No Distrito de Santiago do Iguape, em Cachoeira, a 110Km de Salvador, no Recôncavo, as atividades do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, acontecem de 22 a 24. Os estudantes e a comunidade local participam de palestras, de momento cultural com apresentações de atividades artísticas e de oficinas de musicalidade.

Já o Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Praia do Forte, no município Mata de São João, na região metropolitana, realiza, no dia 20, a inauguração da biblioteca doada pelo Grupo CCR Metrô Bahia. Dia 23, a comunidade escolar participa do diálogo com a escritora Cristiane Sobral, mediado pela professora Deyse Sacramento, do Projeto Diálogos Insubmissos de mulheres negras, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no dia 25 a Feira das hortas escolares – resgate de técnicas tradicionais de plantio, com a participação dos estudantes dos Colégios Estaduais de Porto de Sauípe e de Barra do Pojuca.

Outras atividades:

No Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV, acontece, no dia 6, a roda de conversa sobre o Novembro Negro, durante a 1ª Semana da Diversidade, contra homofobia.

Nos dias 16 e 17 o Colégio Aristides de Sousa, em Plataforma, será realizada a mesa redonda “Educar para Diversidade”.

Em Camaçari, a comunidade escolar do Colégio Estadual PHOC, participa, no dia 20, da palestra sobre “Consciência Negra na Escola”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]