+ Manchetes >

Profissionais da área da saúde participam de capacitação sobre hanseníase em Feira de Santana

Capacitação em Hanseníase promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

Capacitação em Hanseníase promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

Profissionais das unidades de saúde do município de Feira de Santana participaram nesta terça-feira (07/11/2017), de uma Capacitação em Hanseníase promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica (Viep) e Atenção Básica. O evento teve como objetivo a descentralização do atendimento da hanseníase e a ampliação do conhecimento da comunidade.

“O papel da descentralização é deixar o paciente mais perto de casa e por isso estamos descentralizando o programa e atualizando os profissionais”, informa Francisca Lúcia, coordenadora da Viep.

A atualização abordou desde a epidemiologia da hanseníase, diagnóstico, tratamento, além de procedimentos na consulta de enfermagem. Segundo a dermatologista Renata Dórea, a alteração da sensibilidade térmica, dolorosa ou tátil da pele, lesões, ressecamento da pele e dor nos nervos são alguns dos sintomas da doença. “Viu a mancha, testa a sensibilidade, comprovada a alteração na pele, já se deve iniciar o tratamento”, alerta.

Um dos meios mais importantes para a cura é o diagnóstico precoce. A avaliação da sensibilidade da pele, baciloscopia (esfregaço no cotovelo e orelha) e a biópsia são meios para o diagnóstico. A enfermeira Monalisa Oliveira informa que em Feira de Santana o exame da basciloscopia é feito no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda (CSE). “O paciente cujo resultado do exame der positivo recebe, no próprio local, o primeiro kit de tratamento da doença”, ressalta.

O tratamento da hanseníase é feito com periodicidade mensal e assegurado de forma gratuita pelo município.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]