Para criador da Web, uma “tempestade horrível” ameaça o futuro da rede

Timothy John Berners-Lee (Tim Berners-Lee) é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. É o criador da World Wide Web, tendo feito a primeira proposta para a criação da rede em 25 de março de 1989.

Timothy John Berners-Lee (Tim Berners-Lee) é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. É o criador da World Wide Web, tendo feito a primeira proposta para a criação da rede em 25 de março de 1989.

O físico, cientista da computação e professor Tim Berners-Lee é um sujeito histórico. Se hoje você acessa o Jornal Grande Bahia e tantos outros serviços por meio da web, dê graças a ele, o grande responsável pela criação da World Wide Web (WWW) — ou, em bom português, rede mundial de computadores.

Apesar de sempre otimista, Berners-Lee vem se mostrando preocupado com o futuro de sua criação. “Eu continuo otimista, mas um otimista parado no topo de uma colina com uma tempestade horrível estourando na minha cara, pendurado em uma cerca”, afirma o cientista em entrevista ao jornal britânico The Guardian. “Temos que cerrar os dentes, nos segurar na cerca e não tomar por certo que a web nos levará a coisas maravilhosas.”

E a automação dos anúncios na internet, um sistema criado para prender a atenção das pessoas da maneira mais automática possível, mesmo que isso implique na proliferação de notícias falsas, é uma das ameaças ao futuro da rede na opinião de seu criador.

“O sistema está caindo”, crava. “A forma como as receitas de publicidade funcionam com caça-cliques não está cumprindo o objetivo de ajudar a humanidade a promover a verdade e a democracia. Então, eu estou preocupado”. Não é a primeira vez que o “pai” da web demonstra essa preocupação: em março deste ano ele já havia sugerido algumas alternativas para combater os “exércitos de bots” compartilhando notícias falsas.As ameaças à neutralidade da rede são outro ponto tocado por Berners-Lee em sua entrevista. Ele vê como retrocesso a possibilidade de que as leis que garantem a neutralidade criadas durante a gestão de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos sejam revogadas. Ele está em Washington, capital dos EUA, para convencer congressistas a não suspenderem a legislação que obriga as operadoras de internet a não privilegiarem um serviço em detrimento de outros.

Obra da humanidade

Para o criador da web, assim como foram os problemas, as soluções também podem ser criadas por nós. “Estamos tão acostumados a esses sistemas manipulados que as pessoas acreditam simplesmente que é assim que a internet funciona. Nós precisamos pensar sobre como ela poderia ser”, defende.

“Um dos problemas das mudanças climáticas é as pessoas perceberem que isso é antropogênico — criado pelas pessoas. É o mesmo com os problemas das redes sociais: eles são criados pelas pessoas. Se não estão servindo à humanidade, eles podem e devem ser mudados”, conclui Berners-Lee.

*Com informações da TecMundo.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]