Palestras e homenagens marcam Dia do Servidor Público na Câmara Municipal de Feira de Santana

Sessão solene em comemoração ao Dia do Servidor Público na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Sessão solene em comemoração ao Dia do Servidor Público na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Servir com competência/É a condição máxima/Para exercer uma função/Com qualidade e perfeição. Com os versos de Lélia Fernandes, o professor José Raimundo Pereira de Azevêdo iniciou uma rica palestra sobre o papel do servidor na administração pública ao longo do tempo, em níveis municipal, estadual e federal, na noite desta segunda-feira (30/10/2017), durante a sessão solene comemorativa do Dia do Servidor Público na Câmara Municipal de Feira de Santana.

“A ética, a eficiência o respeito e a cordialidade são obrigações de todas as pessoas que trabalham para o bem comum”, destacou o palestrante, que já foi prefeito e Feira de Santana e vereador, acrescentando que o servidor público não trabalha para o governo, mas para a população. José Raimundo admitiu que alguns servidores não cumprem bem as suas funções. “Há muita burocracia, o serviço é lento e deixa a desejar”, afirmou.

José Raimundo lembrou que o Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, por conta da criação de leis que regem os direitos e deveres da categoria – Decreto Lei 1.713, de 28 de outubro de 1939. Mas a oficialização da data só ocorreu em 1990, por meio do artigo 236 da Lei 8.112. Ele explicou ainda que existem várias áreas no serviço público: prefeituras, escolas, hospitais e repartições públicas de modo geral.

O médico, professor e ex-vereador João Batista Cerqueira também fez uma saudação especial aos servidores e disse se emocionar sempre que vai à tribuna da Casa Legislativa, devido às lembranças do exercício do mandato. Ele falou sobre a função do funcionalismo público para a sociedade e fez uma homenagem especial a José Raimundo, “servidor que honra Feira de Santana e é digno por todos os títulos e história de vida”, conforme ressaltou.

Mas a saudação oficial da sessão solene foi o vereador Luiz Augusto de Jesus. “Em qualquer ambiente de trabalho, seja em uma empresa ou no poder público, o que há de mais valioso é o ser humano. No serviço público é ainda mais”, afirmou o vereador, ao defender a realização de cursos e treinamentos para que os servidores executem melhor as suas tarefas. Para Luiz Augusto, valorizar o serviço público é fundamental para a melhoria do atendimento à população.

A homenageada da noite foi Eliana Mara Assunção Rocha Costa, servidora há 32 anos, sendo 25 na Câmara Municipal, agradeceu a indicação destacando o perfil dos funcionários da casa, que segundo ela são diferenciados. “Estamos aqui para servir, atender bem o povo que paga o nosso salário”, disse, destacando que executar as tarefas com dedicação é o caminho para mudar o quadro em que o país se encontra. Eliana também é graduada em Direito.

Ao encerrar a sessão, o presidente do Legislativo José Carneiro Rocha, que conduziu os trabalhos, também falou sobre o papel do servidor como um elo entre o cidadão e o poder público. “É ele que tem a obrigação de resolver e cuidar das demandas dos indivíduos que pagam impostos. Servir é a sua tarefa diária”, frisou. Registrando a data comemorativa, ele expressou “todo o respeito por nossos servidores, que se dedicam a construir o dia a dia da Casa da Cidadania”.

Carneiro compôs a mesa da solenidade ao lado do secretário municipal de Administração João Marinho Gomes Júnior, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho; procurador geral do Município Cleudson Santos; professor José Raimundo Pereira de Azevêdo; médico João Batista Cerqueira, deputado estadual Carlos Geilson; e a servidora homenageada. Presentes ainda os deputados estaduais Ângelo Almeida e José de Arimatéia

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]