ONGs lançam ata sobre controle de mídia no Brasil

Grupos de comunicação dominam a mídia do Brasil: Globo, RBS, Record, Band e Folha.

Grupos de comunicação dominam a mídia do Brasil: Globo, RBS, Record, Band e Folha.

Poder, no Brasil, significa negócios familiares, tanto historicamente como hoje. Assim como os ruralistas, antes chamados de latifundiários, os proprietários dos meios de comunicação possuem um vasto território nas ondas das TVs e das rádios, combinando interesses econômicos e políticos com o controle rigoroso da opinião pública. Nem a tecnologia digital e o crescimento da internet nem esforços regulatórios ocasionais limitaram a formação desses oligopólios.

Uma pesquisa conjunta da ONG brasileira Intervozes e da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) mostra quem são os principais atores da mídia brasileira. O “Media Ownership Monitor”disponibiliza esses dados ao público em um site, disponível em português e inglês, em www.quemcontrolaamidia.org.br, lançado hoje em São Paulo.

O Monitoramento da Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor/MOM) oferece uma imagem detalhada de quem são os proprietários da mídia no Brasil e de sua atuação em outros setores da economia. A pesquisa expõe o nível de concentração da propriedade dos meios de comunicação e mostra que o marco legal brasileiro é insuficiente para impedir que poucos grupos dominem o mercado. Também mostra a concentração dos centros de poder da mídia nas regiões Sul e Sudeste do país. A sede de três em cada quatro desses grupos fica na maior cidade do país, São Paulo.

“O MOM associa os nomes dos proprietários aos seus veículos de mídia, grupos econômicos e empresas em outros setores, sistematiza essas informações e as tornaacessíveis ao público em geral”, afirma André Pasti, coordenador da pesquisa pelo Intervozes. A investigação, realizada pela equipe do Intervozes durante quatro meses, abrange os 50 veículos de comunicação com maior audiência no Brasil e os 26 grupos econômicos que os controlam.

*Com informações da ABI.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]