Novembro Azul: Em palestra no HGCA, especialista alerta que um a cada seis homens tem câncer de próstata; atividade ocorreu em Feira de Santana

Urologista Rodrigo Serapião diz que um a cada seis homens tem câncer de próstata.

Urologista Rodrigo Serapião diz que um a cada seis homens tem câncer de próstata.

Com o objetivo de alertar os homens sobre a importância de realizar exames que diagnosticam o câncer de próstata, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realizou na manhã desta sexta-feira (10/11/2017), a palestra “Câncer de Próstata: a gente precisa tocar nesse assunto”, com o urologista Rodrigo Serapião.

De acordo com Rodrigo Serapião a incidência do câncer de próstata ainda é alta. “Precisamos aprender a tratar as doenças, porque elas sempre vão aparecer. Um a cada seis homens adquiri esse câncer. Os exames são importantes para diagnosticar precocemente, aumentando as chances de cura”, ressalta.

Segundo o especialista mais de 90% das vezes o tumor nasce na borda inferior da próstata e demanda um tempo para que ele chegue ao canal e manifeste sintomas. “Por isso o exame do toque retal é importante, através dele conseguimos visualizar possíveis alterações no tamanho, consistência, nódulos e dor, por exemplo”, explica.

“Existe alguns indicadores importantes de pessoas que tendem a desenvolver o tumor prostático, como a idade (acima de 50 anos), a hereditariedade (as chances aumentam quando alguém da família já desenvolveu a doença) e a etnia, afrodescendentes tem maior possibilidade de desenvolver o câncer”, informa.

Para o tratamento, o urologista ressalta que a cirurgia tem uma capacidade altíssima de cura, mas ela tem que ser empregada com muito cuidado. “A gente precisa conversar com o paciente e discutir as opções de tratamento para cada caso, antigamente nós só tínhamos a radioterapia e a cirurgia, hoje as opções foram ampliadas e isso tem que ser conversado”, pontua.

Consultas e exames com livre demanda para os  homens

Durante todo o mês de novembro o HGCA vai oferecer consultas e exames com livre demanda. O atendimento está sendo feito todas as segundas-feiras do mês, a partir das 12h. Para tanto, não precisa da guia de solicitação e nem de agendamento, o atendimento é por ordem de chegada.

Além dos exames, o hospital estará promovendo no próximo dia 26 o encerramento da campanha com o Iº Torneio de Futebol da Saúde. O evento contará com times formados por servidores do HGCA, do Hospital Estadual da Criança (HEC), do Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana (NRS).

“Todas essas ações visam incentivar o autocuidado do homem, a prevenção ao câncer e a importância em dar uma maior atenção à saúde. Esse público ainda tem resistência em procurar um médico, precisamos quebrar esse tabu”, afirma o diretor médico, Alexandre Dumas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]