Hospital Regional da Chapada contará com mais de 100 leitos, anuncia governador Rui Costa

Governador Rui Costa anuncia ampliação de leitos para o Hospital de Seabra. Unidade de saúde será inaugurada no dia 1º de dezembro de 2017.

Governador Rui Costa anuncia ampliação de leitos para o Hospital de Seabra. Unidade de saúde será inaugurada no dia 1º de dezembro de 2017.

Primeira unidade de alta complexidade da região da Chapada Diamantina, o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, será entregue nesta sexta-feira (01/12/2017) pelo governador Rui Costa e o secretário estadual da Saúde Vilas-Boas, em cerimônia a partir das 16h. Para construir e equipar o hospital foram investidos cerca de R$58 milhões. Serão 101 leitos, sendo 10 de UTI. A unidade será referência para 11 municípios, com atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório.

O Hospital da Chapada terá perfil assistencial de hospital geral, capaz de ofertar ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

A equipe será formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Com o novo equipamento, a população da região da Chapada que precisa, por exemplo, de internamento em UTI não mais terá a necessidade de se deslocar para Irecê, Feira de Santana ou até mesmo Salvador.

Os primeiros procedimentos já estão sendo agendadas na etapa de Seabra do Mutirão de Cirurgias. As consultas e exames pré-operatórios serão feitos até a próxima sexta-feira (01/12/2017) em unidades móveis que estão estacionadas na Praça da Bandeira.

Ampliação de leitos na Bahia

Com a inauguração dos hospitais da Chapada, em Seabra, e Costa do Cacau, em Ilhéus (sul), ambos em dezembro, o Governo da Bahia adiciona 326 novos leitos à rede estadual. São mais de 160 milhões investidos entre obras e equipamentos nas duas unidades, que vão oferecer serviços de média e alta complexidade.

O Hospital Costa do Cacau será referência para 67 municípios que abrigam uma população de 1,6 milhão de habitantes. Na primeira etapa, a unidade terá 225 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva Adulto (UTI). Como diferenciais, o hospital oferece serviços de cirurgia cardíaca, cateterismo, neurocirurgia, e também ortopedia de alta complexidade. A unidade ainda contará com um parque de bioimagem completo, incluindo ressonância magnética e tomógrafo. Na segunda etapa, mais 120 leitos serão entregues.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).