Governança inovadora é tema do Dia Mundial das Cidades

Governança inovadora é tema deste Dia Mundial das Cidades.

Governança inovadora é tema deste Dia Mundial das Cidades.

As Nações Unidas celebram nesta terça-feira o Dia Mundial das Cidades. A data foi criada pela Assembleia Geral e comemorada, pela primeira vez, em 2014.

O tema geral do dia é “cidade melhor, vida melhor”, mas a cada ano um subtema é escolhido para promover os sucessos da urbanização ou abordar desafios específicos resultantes dela.

Governança

Neste ano, a ONU escolheu como tema “governança inovadora, cidades abertas”. O objetivo é “destacar o papel importante da urbanização como uma fonte de desenvolvimento global e inclusão social”.

Do Rio de Janeiro, a oficial nacional do Programa da ONU para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, no Brasil, Rayne Moraes, contou para a ONU News como serão as comemorações do Dia Mundial das Cidades do Brasil.

“Esse dia é um dia de extrema importância para o ONU Habitat, que é a agência do sistema das Nações Unidas que trabalha diretamente com o tema da urbanização, com todos os temas relacionados à vida nas cidades, à vida urbana (…) Esse ano a gente comemora aqui no Brasil com uma atividade, uma tarde urbana, uma tarde de debate de discussão sobre o tema da governança inovadora e cidades abertas numa parceria com a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e com o município de Niterói”.

Nova Agenda Urbana

Em 2016, na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, conhecida como Habitat III, em Quito, no Equador, foi adotada a chamada Nova Agenda Urbana.

Segundo Moraes, a iniciativa também será tema do evento do Dia Mundial das Cidades nesta terça-feira.

“Essa tarde urbana focando em debates sobre a implementação na Nova Agenda Urbana na América Latina, como anda o plano regional, inclusive esse mês de outubro a Nova Agenda Urbana cumpre um mês de existência após a Habitat III. A gente também vai falar sobre o tema da transparência, da prestação de contas, de projetos e iniciativas liderados pelas prefeituras no tema da governança, da participação cidadã no planejamento urbano e a gente finaliza com o tema metropolitano, ou seja, olhando a cidade além da sua fronteira”.

As cidades também estão presentes na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. O Objetivo 11 é “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Há um ano, no encerramento da Habitat III, o chefe do ONU-Habitat, Joan Clos, afirmou que o evento marcou o início da “jornada para o desenvolvimento urbano sustentável”.

O objetivo do Dia Mundial das Cidades é promover o interesse da comunidade internacional na urbanização global, impulsionar cooperação entre países para aproveitar oportunidades e abordar desafios da urbanização e contribuir para um desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.

*Com informações da Radio ONU.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]