Governador Rui Costa decreta luto oficial pela morte de Frans Krajcberg; confira homenagens póstumas

Frans Krajcberg (Kozienice, 12 de abril de 1921 - Rio de Janeiro, 15 de novembro de 2017) atuou como ambientalista e artista plástico desenvolvendo trabalhos de pintura, escultura e fotografia. Ele nasceu na Polônia e foi naturalizado brasileiro, passando a viver em Nova Viçosa, local onde fundou museu com tema naturalista. O museu fica situado no sítio de propriedade do ambientalista. No local, plantou milhares de árvores pertencentes ao bioma da Mata Atlântica.

Frans Krajcberg (Kozienice, 12 de abril de 1921 – Rio de Janeiro, 15 de novembro de 2017) atuou como ambientalista e artista plástico desenvolvendo trabalhos de pintura, escultura e fotografia. Ele nasceu na Polônia e foi naturalizado brasileiro, passando a viver em Nova Viçosa, local onde fundou museu com tema naturalista. O museu fica situado no sítio de propriedade do ambientalista. No local, plantou milhares de árvores pertencentes ao bioma da Mata Atlântica.

O governador Rui Costa decretou, na tarde desta quarta-feira (15/11/2017), luto oficial no estado de um dia pela morte do artista plástico Frans Krajcberg. “Não tenho palavras para definir o que significa a perda do artista plástico Frans Krajcberg para a Bahia e para o mundo” afirmou o governador em seu perfil oficial no Facebook.

Rui destacou a dedicação do artista, que morreu aos 96 anos, à defesa do meio ambiente. “Esculpiu, impressionou e sensibilizou a todos. Tudo o que ele construiu continua preservado para esta e para novas gerações”, concluiu o governador.

Secretário estadual Jaques Wagner lamenta morte de Frans Krajcberg

O secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner e sua esposa Fátima Mendonça lamentaram a morte do artista plástico Frans Krajcberg, 92 anos.

“Judeu, nascido na Polônia, Krajcberg era baiano porque foi agraciado com Título de Cidadão da nossa terra; era baiano porque optou pela Bahia; era baiano porque pelo nosso povo foi adotado”, disse Wagner.

Sua importância é ímpar, explicou o ex-governador: “Fugido dos horrores do holocausto, fez da defesa da natureza a luta da sua vida, despertando nossa atenção para uma violência cometida contra as futuras gerações e que muitas vezes passa despercebida”.

Deputado Sandro Régis expressa pesar em memória de Frans Krajcberg  

Foi com muita tristeza que o deputado estadual Sandro Régis (DEM) recebeu a notícia do falecimento do artista plástico polonês Frans Krajcberg. Devotado ao meio ambiente, Krajcberg era conhecido como “O guardião da Floresta”. Ele transformava troncos de árvores provenientes de queimadas em matéria-prima para suas esculturas.

“Sempre foi uma luta pessoal de Frans Krajcberg mostrar como o homem maltrata a natureza e o quanto é preciso que todos tratem melhor o nosso planeta. Essa sua mensagem se espalhou pelo mundo. Em vida contou mais de 10 mil mudas de árvores nativas plantadas e cuidadas por ele mesmo”, declarou Sandro Régis.

Ainda segundo o parlamentar, por incrível que possa parecer, a atividade ambiental de Krajcberg e o seu linguajar artístico único foram mais compreendidos no exterior do que entre os brasileiros. Ele foi escolhido como Melhor Escultor do Mundo pelo Prêmio Enku do Japão e ganhou a medalha Vermeil de Paris.

“Suas obras funcionavam também como mensagem de que ainda é possível salvar o planeta. Fico muito triste com o seu falecimento. Além de uma grande perda profissional, perdemos um ser humano incrível! Presto minha solidariedade a todos os familiares e amigos, que neste momento tão difícil precisam de força e equilíbrio”, salientou Régis.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]