Feira de Saúde e Cidadania atende seis mil pessoas em Teixeira de Freitas; ação do governo Rui Costa interioriza acesso a saúde

Governo do Estado promove Feira de Saúde em Teixeira de Freitas.

Governo do Estado promove Feira de Saúde em Teixeira de Freitas.

Organizada pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e com ações disponibilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Feira de Saúde e Cidadania montada em Teixeira de Freitas oferece diversos serviços, nestes sábado (18/11/2017) e domingo (19), para mais de seis mil pessoas da região extremo sul.

A estrutura localizada no bairro Monte Castelo, na Praça Zata, conta com estandes e unidades móveis de diversos órgãos estaduais e disponibiliza ações como orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos; exames preventivos; consultas médicas com urologista; pediatra, ginecologista e clínico geral; aferição de pressão arterial e de glicemia e orientação nutricional.

Ainda na área da Saúde, são realizados exames oftalmológicos em crianças e idosos. Uma vez identificada a necessidade, os pequenos ganham óculos, enquanto os mais experientes passam pelo rastreamento para cirurgia de catarata. Cuidados com a saúde bucal também integram o rol de ações, a exemplo de extração, limpeza, obturação, aplicação de flúor, escovódromo e prótese. O cirurgião dentista Raphael Ramos assegura que o “caminhão, com dez cadeiras e atendimento simultâneo, está equipado com o maquinário presente em qualquer consultório”.

Cidadania

Quem está com pendências no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou necessita tirar o documento de identidade tem, na Feira, a oportunidade de resolver o problema sem precisar se deslocar para mais longe.

Também na feira, foram realizadas atividades culturais para adultos e crianças, que ainda tiveram um espaço reservado para a beleza e uma divertida brinquedoteca. “A realização dessas feiras é uma estratégia do Governo do Estado de trazer para o interior o maior número de serviços de saúde e sociais para atender diversos municípios das várias regiões”, esclarece Jassicon Queiroz, superintendente de Atendimento Integral à Saúde da Sesab.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).