Feira de Santana: Universidade do Meio Ambiente ensina uso de minhocas para produção de biofertilizante

Curso sobre uso de minhocas para produção de biofertilizante promovido pela Unamacs, em Feira de Santana.

Curso sobre uso de minhocas para produção de biofertilizante promovido pela Unamacs, em Feira de Santana.

O uso de minhocas para transformar material orgânico em húmus – composto que pode ser usado como biofertilizante em hortas e jardins – foi tema de mais um curso promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Unamacs), nesta terça-feira (31/10/2017).

De acordo com o criador de minhocas, Heber Morais, esta é uma técnica simples e prática para a destinação adequada de resíduos orgânicos transformando-os em adubo natural de excelente qualidade. “Além de darmos uma finalidade útil para o material que é produzido em casa, protegemos o meio-ambiente”, disse.  O período médio para a produção do húmus é de 45 dias.

Na oportunidade ele ensinou a montar um minhocário. Para isso, recomendou o uso de três baldes de 15 litros, cada, mais 50 g de minhocas e material orgânico – restos de frutas e verduras, bem como folhas secas – em quantidade equivalente a um balde. “As minhocas se reproduzem e dobram em quantidade a cada três meses, o que permite também a sua comercialização”, defende.

Cursos gratuitos

Os cursos da Unamacs são promovidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) de Feira de Santana. A sua sede está localizada no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, onde as aulas teóricas e práticas são ministradas. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Esta é a primeira Universidade Aberta do Meio Ambiente da Bahia e do Norte e Nordeste neste formato, para capacitação de cursos e de educação informal, a terceira do Brasil, acompanhada da UMAPAZ (em São Paulo) e a Unilivre (em Curitiba) e a sétima no mundo.

Mais informações sobre a programação da Unamacs podem ser obtidas enviando um email para [email protected]

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]