Ex-ministro da saúde participa de debate sobre trajetória do SUS; evento ocorre na ALBA

Fachada da sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Fachada da sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Com o objetivo de debater a trajetória do Sistema Único de Saúde no Brasil ocorre em Salvador o simpósio ’30 anos do SUS – O que deu e o que não deu certo’. O evento será promovido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) com o apoio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBa).

O simpósio será realizado no dia 30 de novembro, às 15h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na ALBA. Estarão presentes membros estratégicos do Governo do Estado (GOV/BA), Assembleia Legislativa da Bahia, secretários municipais de Saúde, comunidade acadêmica e demais profissionais do SUS. O evento é aberto ao público e para participar não é necessário realizar inscrição. A expectativa é que o encontro reúna aproximadamente 250 pessoas.

Na ocasião o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ministrará uma palestra apresentando aspectos importantes do sistema único. Para Temporão, o SUS tem cumprido um papel central na qualificação da democracia brasileira.  “Qualquer alteração constitucional ao direito à saúde, que possa vir a ser implementada pelo governo interino, constitui-se num desrespeito ao processo civilizatório que representa o SUS em nossa sociedade, jogando o Brasil em um nível de barbárie disfarçada de modernidade”, pontuou.

Em eventos anteriores, Temporão tem apresentado questões polêmicas como a aprovação  da  PEC  55,  que  inclui  teto  para financiamento  de  políticas  públicas -incluindo  o setor da saúde -, o incentivo para criação dos planos de saúde populares pelo atual Ministério da Saúde e a crônica falta de dinheiro no SUS.

Em seguida será realizado uma roda de diálogo com a presença do professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBa),  Dr.  Jairnilson  Paim e o Promotor  de  Justiça membro  do  Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CESAU), do Ministério Público da Bahia (MP/BA), Dr. Rogério Luiz de Queiroz.

Haverá também durante o simpósio o lançamento da 41ª edição da Revista Saúde em Debate pelo Instituto de Saúde Coletiva do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde além de outras publicações.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]