+ Manchetes >

Dia do Supermercado: além de movimentar a economia, setor oferece oportunidades de crescimento na carreira

Fachada do Supermercado GBarbosa, unidade fica localizada no Bairro Costa Azul, em Salvador.

Fachada do Supermercado GBarbosa, unidade fica localizada no Bairro Costa Azul, em Salvador.

Neste domingo, dia 12 de novembro de 2017, é comemorado o Dia do Supermercado. Considerado atividade essencial da economia, o setor é responsável por cerca de 87% da comercialização dos itens de primeira necessidade no país, empregando cerca de 1,8 milhão de pessoas, de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). O setor, que movimentou cerca de R$ 300 bilhões no ano anterior, comemora o leve aumento nas vendas comparado ao mesmo período, de quase 1%.

Além de fazer a roda da economia girar, o supermercado também cumpre importante papel social no desenvolvimento de pessoas, carreira e inclusão. Na Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do Brasil – grupo ao qual pertence o GBarbosa/Prezunic/Bretas – são cerca de 27 mil colaboradores distribuídos em mais de 200 lojas em oito estados. “São diversas histórias de pessoas que começaram como empacotadores e hoje ocupam cargos de liderança, mostrando que somos gente que cresce com a gente. Temos orgulho em colaborar para a geração de empregos nas comunidades onde estamos presentes e poder realizar o nosso propósito de servir com paixão e abastecer as famílias com qualidade”, Jacqueline Fontes, diretora de Recursos Humanos da Cencosud Brasil.

Recentemente, a Cencosud Brasil lançou o programa Talentos Experientes, que incentiva a contratação de pessoas acima de 50 anos para trabalhar nas lojas das redes GBarbosa, Perini, Mercantil Rodrigues, Bretas e Prezunic, aproveitando o turnover natural do negócio. A expectativa do grupo é contratar cerca de 700 pessoas desta faixa etária ao longo de 2018, acompanhando a taxa de envelhecimento da população brasileira nos próximos anos.

O varejo é considerado porta de entrada para muitas pessoas. “O setor é o maior empregador privado do país. Além de oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento, nós valorizamos a inclusão e a diversidade em nossa operação. Mais da metade dos cargos de liderança da Cencosud Brasil são ocupados por mulheres. Além disso, temos jovens aprendizes, pessoas com deficiência, profissionais com pouca ou nenhuma experiência, baixa e alta escolaridade, pessoas de idade, enfim, todos têm oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional”, destaca Jacqueline.

Portador de necessidades especiais (PcD), Rogério Duarte entrou na rede de supermercados GBarbosa, em Sergipe, em 1998, quando tinha 22 anos. Na época, conquistar uma chance nestas condições ainda era extremamente difícil. “A lei de cotas não era tão presente como nos dias de hoje e eu sou muito grato à empresa por abrir as portas para mim”, recorda Rogério, que começou como empacotador, apenas com o 1º grau de escolaridade. Decidido a crescer, quis conhecer como funcionavam os setores da loja. “Onde havia vaga eu aparecia. A gerência percebeu que eu era curioso e tirava as férias e folgas dos colegas. Aprendi a digitar, mexer no computador e meu salário aumentou. Foi bom demais! ”, conta.

Depois de muitos desafios foi promovido para analista de Serviços Financeiros em 2009 e, motivado pela nova atividade, ingressou na faculdade de Administração. Com as promoções, família constituída, graduação, veio também a realização de outros sonhos pessoais, como a compra do próprio apartamento e poder investir nos estudos dos filhos. “Olho para o passado e vejo minha história e minhas conquistas como grandes vitórias”, conta Rogério, hoje aos 42 anos, supervisor da área de Serviços Financeiros. “O grande e único responsável pelo seu futuro é você mesmo”, conclui.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]