+ Manchetes >

Como a carta de Barack Obama aos estadunidenses serve como lição ao povo brasileiro; “nossa democracia está ameaçada… e a mudança só acontece quando as pessoas se envolvem”

Barack Obama: nosso destino será decidido da mesma forma que sempre foi: por todos nós; por nós, as pessoas; por cidadãos abnegados e envolvidos que avançam e falam para proteger os valores que nos fazem quem somos - não apenas quando há uma eleição, mas todos os dias.

Barack Obama: nosso destino será decidido da mesma forma que sempre foi: por todos nós; por nós, as pessoas; por cidadãos abnegados e envolvidos que avançam e falam para proteger os valores que nos fazem quem somos – não apenas quando há uma eleição, mas todos os dias.

Em resposta às correspondências que recebe de populares dos Estados Unidos, preocupados com as reversões de direitos civis e regressões na política internacional provocadas pelo governo do presidente Donald Trump, o ex-presidente Barack Obama emitiu comunicado neste sábado (05/11/2017) em que destaca que o progresso de um país não é uma linha reta, e que o destino da nação está em poder do próprio povo.

— Nosso destino será decidido da mesma forma que sempre foi: por todos nós; por nós, as pessoas; por cidadãos abnegados e envolvidos que avançam e falam para proteger os valores que nos fazem quem somos – não apenas quando há uma eleição, mas todos os dias.”, afirma Barack Obama.

No Brasil, o governo usurpador do presidente Michel Temer (PMDB/SP), em associação com elite conservadora/reacionária representada pelo PSDB e Democratas promove amplo programa de entrega da riqueza nacional ao capital internacional, além de atuar na reversão sistemática de direitos civis, trabalhistas e ambientais.

O resultado concreto das ações de Michel Temer e apoiadores é percebido pela regressão dos indicadores sociais, empobrecimento dos municípios de pequeno porte e progressão dos indicadores de violência.

Confira o teor do comunicado de Barack Obama

Obrigado por escrever. Eu ouço suas preocupações e quero que você saiba que estou ouvindo.

O progresso do nosso país nunca seguiu uma linha direta – por cada duas etapas adiante, muitas vezes parece nós damos um passo para trás. Mas espero que você se lembre de que a longa jornada da América é definida pelo movimento direto, e o curso que traçamos não depende de uma pessoa sozinha. Em vez disso, nosso destino será decidido da mesma forma que sempre foi: por todos nós; por nós, as pessoas; por cidadãos abnegados e envolvidos que avançam e falam para proteger os valores que nos fazem quem somos – não apenas quando há uma eleição, mas todos os dias.

Nossa democracia está ameaçada sempre que damos por certo, e a mudança só acontece quando as pessoas se envolvem. Enquanto pessoas como você continuarem cuidando dos outros e trabalhando para defender a promessa dos Estados Unidos, estou confiante de que nosso futuro será brilhante.

Atenciosamente,

Barack Obama

*Barack Hussein Obama II (Partido Democrata) é um advogado e político norte-americano que serviu como o 44.º presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]