Como a carta de Barack Obama aos estadunidenses serve como lição ao povo brasileiro; “nossa democracia está ameaçada… e a mudança só acontece quando as pessoas se envolvem”

Barack Obama: nosso destino será decidido da mesma forma que sempre foi: por todos nós; por nós, as pessoas; por cidadãos abnegados e envolvidos que avançam e falam para proteger os valores que nos fazem quem somos - não apenas quando há uma eleição, mas todos os dias.

Barack Obama: nosso destino será decidido da mesma forma que sempre foi: por todos nós; por nós, as pessoas; por cidadãos abnegados e envolvidos que avançam e falam para proteger os valores que nos fazem quem somos – não apenas quando há uma eleição, mas todos os dias.

Em resposta às correspondências que recebe de populares dos Estados Unidos, preocupados com as reversões de direitos civis e regressões na política internacional provocadas pelo governo do presidente Donald Trump, o ex-presidente Barack Obama emitiu comunicado neste sábado (05/11/2017) em que destaca que o progresso de um país não é uma linha reta, e que o destino da nação está em poder do próprio povo.

— Nosso destino será decidido da mesma forma que sempre foi: por todos nós; por nós, as pessoas; por cidadãos abnegados e envolvidos que avançam e falam para proteger os valores que nos fazem quem somos – não apenas quando há uma eleição, mas todos os dias.”, afirma Barack Obama.

No Brasil, o governo usurpador do presidente Michel Temer (PMDB/SP), em associação com elite conservadora/reacionária representada pelo PSDB e Democratas promove amplo programa de entrega da riqueza nacional ao capital internacional, além de atuar na reversão sistemática de direitos civis, trabalhistas e ambientais.

O resultado concreto das ações de Michel Temer e apoiadores é percebido pela regressão dos indicadores sociais, empobrecimento dos municípios de pequeno porte e progressão dos indicadores de violência.

Confira o teor do comunicado de Barack Obama

Obrigado por escrever. Eu ouço suas preocupações e quero que você saiba que estou ouvindo.

O progresso do nosso país nunca seguiu uma linha direta – por cada duas etapas adiante, muitas vezes parece nós damos um passo para trás. Mas espero que você se lembre de que a longa jornada da América é definida pelo movimento direto, e o curso que traçamos não depende de uma pessoa sozinha. Em vez disso, nosso destino será decidido da mesma forma que sempre foi: por todos nós; por nós, as pessoas; por cidadãos abnegados e envolvidos que avançam e falam para proteger os valores que nos fazem quem somos – não apenas quando há uma eleição, mas todos os dias.

Nossa democracia está ameaçada sempre que damos por certo, e a mudança só acontece quando as pessoas se envolvem. Enquanto pessoas como você continuarem cuidando dos outros e trabalhando para defender a promessa dos Estados Unidos, estou confiante de que nosso futuro será brilhante.

Atenciosamente,

Barack Obama

*Barack Hussein Obama II (Partido Democrata) é um advogado e político norte-americano que serviu como o 44.º presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).