Ciclo de Debates aborda legado do PT e as perspectivas para os trabalhadores; evento ocorre na UEFS

Cartaz anuncia 'Ciclo de Debates' com o tema  '13 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no poder, golpe e perspectivas para a classe trabalhadora brasileira'.

Cartaz anuncia ‘Ciclo de Debates’ com o tema ’13 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no poder, golpe e perspectivas para a classe trabalhadora brasileira’.

O terceiro Ciclo de Debates organizado pelo Grupo de Trabalho e Política de Formação Sindical (GTPFS) da Adufs, com o apoio da diretoria da Associação, terá como tema central ’13 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no poder, golpe e perspectivas para a classe trabalhadora brasileira’. Ao longo dos meses de novembro e dezembro ocorrerão atividades com alguns pesquisadores. O professor Eurelino Coelho (UEFS) irá compor a mesa da atividade que está marcada para quinta-feira (09/11/2017), às 18h, no Auditório IV, Módulo VI.

Em sua fala, Eurelino Coelho irá abordar a história política do PT, pontuando que o partido que chegou ao poder em 2003, com a posse de Lula à presidência da República, possuía posições diferentes àquelas defendidas no final da década de 70, quando as transformações ocorridas no movimento sindical, principalmente em 1978 e 1979, influenciaram o debate sobre a formação de um partido de base popular.

Já em dezembro, no dia 5, o debate será com a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Virgínia Fontes. A docente, que possui pesquisas nas áreas de Teoria e Filosofia da História, História do Brasil República e História Contemporânea, integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo (NIEP) naquela instituição. Fontes é autora de livros e de inúmeros artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Mais adiante, provavelmente na primeira quinzena do próximo mês, está programado um debate com Giovanni Frizzo, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFRGS) e 2º secretário do ANDES-SN, que abordará o assunto na perspectiva educacional, considerando, principalmente, a educação superior.

Plínio de Arruda Sampaio Júnior, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp) e autor do livro “Crônica de uma Crise Anunciada – Crítica à economia política de Lula e Dilma”, além de organizador de outras obras, também estará no Ciclo de Debates. A data da participação do economista, que tem pesquisas nas áreas de História Econômica do Brasil e Teoria do Desenvolvimento, ainda será definida.

O Ciclo de Debates organizado pelo GTPFS da Adufs começou com a realização de diversas discussões sobre o tema “Os 100 anos da Revolução Russa”. A segunda etapa do Ciclo abordou o Movimento Escola sem Partido e, a terceira, “13 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no poder, golpe e perspectivas para a classe trabalhadora brasileira”.

O GTPFS da Associação agendará uma nova reunião com o objetivo de planejar as atividades para 2018.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]