+ Manchetes >

Câmara Municipal de Feira de Santana promove sessão solene em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante

Câmara Municipal de Feira de Santana promove sessão solene para comemorar os 500 anos da Reforma Protestante.

Câmara Municipal de Feira de Santana promove sessão solene para comemorar os 500 anos da Reforma Protestante.

A Câmara Municipal de Feira de Santana, atendendo ao Requerimento nº 129/2017, de autoria do vereador Cadmiel Pereira (PSC), realizou na tarde desta terça-feira (31/10/2017), sessão solene para comemorar os 500 anos da Reforma Protestante. A solenidade foi prestigiada por vereadores, lideranças políticas, representantes da comunidade evangélica, profissionais da imprensa e representantes da sociedade civil.

A mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo feirense, José Carneiro Rocha (PSDB); vice-prefeito Colbert Martins, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; Pastor Antônio Delson de Jesus, coordenador de Missões da Assembleia de Deus de Feira de Santana; Reverendo Pastor Ágabo Borges de Sousa, da Igreja Batista Avenida; e o Reverendo Pastor Eliude do Amaral Soares, da Igreja Assembleia de Catu.

Ao saudar os presentes e declarar a abertura da sessão, o vereador José Carneiro agradeceu a presença de todos na 33ª sessão solene promovida pela Casa. O vereador Cadmiel Pereira destacou a importância de comemorar o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante. “Quisera Deus a sociedade entender o real significado da Reforma Protestante, das 95 Teses propostas por Martinho Lutero. Quero agradecer a presença de cada um de vocês e dizer que é o Senhor quem norteia a vida dos vereadores, é o Senhor quem norteia a vida da sociedade”, afirmou.

O Pastor Antônio Delson de Jesus, coordenador de Missões da Assembleia de Deus de Feira de Santana e coordenador do Colegiado de Física da Uefs, destacou a importância do movimento de reforma da doutrina católica e considerou Martinho útero uma personalidade do milênio em virtude do seu trabalho de transformação da sociedade. “Esse homem teve a coragem de enfrentar a instituição mais poderosa daquela época e teve a coragem de dizer a Igreja Católica: ‘você fugiu dos princípios’. Hoje somos parcela expressiva na sociedade e esta Casa da Cidadania representa e defende os nossos princípios”, destacou.

O Reverendo Pastor Ágabo Borges de Sousa, da Igreja Batista Avenida lembrou que a reforma protestante foi um movimento complexo na Europa com a fixação das 95 teses em frente à Igreja de Wittenberg, na Alemanha, há exatos 500 anos. Para ele, a reforma protestante deu ao cristianismo ocidental uma nova roupagem, possibilitando a expressão da religiosidade e da espiritualidade de forma específica.

“Martinho Lutero não propunha naquele primeiro momento o rompimento com a igreja oficial daquela época, mas uma reformulação daquilo que era imposto pela instituição. Ele convoca para um debate sobre o valor cobrado pelas indulgências. Ele pregava o amor pela verdade. Mas, a oposição ao diálogo, impediu essa relação”, pontuou.

No uso da tribuna, o Reverendo Pastor Eliude do Amaral Soares, da Igreja Assembleia de Catu e 1º tesoureiro da Convenção Estadual da Assembleia de Deus da Bahia, prestou homenagem póstuma ao ex-vereador Severino Soares. Ele destacou a ousadia e coragem de Lutero, que precisou colocar a vida em risco, para dar o verdadeiro testemunho como servo de Deus.  e

“Devemos reconhecer que essas teses estão longe de serem, em sua totalidade, a expressão da verdadeira fé cristã. Lutero chamou a atenção de todos os religiosos da época para a Bíblia. É comum que o ser humano se afaste de tudo aquilo que fora descrito no princípio e a reforma muitas vezes se faz necessária. A Bíblia tem sido combatida ainda e, apesar do reconhecimento e das atenções em todos os níveis se voltarem para a bíblia, ainda há pessoas que a julgam como muito simples para adentrar e nortear assuntos que pra muitos é muito sério”, refletiu.

Para o Reverendo Eliúde, o Brasil precisa de “Luteros” nas mais diversas áreas e setores para promoção de uma reforma que se faz necessária e urgente para que a nação venha viver novos e melhores dias. Os palestrantes da sessão solene foram homenageados pelos vereadores com a entrega de placas de agradecimento.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]