Câmara Municipal de Feira de Santana discute ações de enfrentamento ao HIV/AIDS

Câmara Municipal de Feira de Santana realiza sessão especial para discutir Projeto de Lei que institui o Dezembro Vermelho na cidade.

Câmara Municipal de Feira de Santana realiza sessão especial para discutir Projeto de Lei que institui o Dezembro Vermelho na cidade.

A Casa Legislativa de Feira de Santana promoveu, nesta quinta-feira (30/11/2017), sessão especial para discutir o Projeto de Lei nº 51/2017, que institui o Dezembro Vermelho no âmbito do município de Feira de Santana, atendendo Requerimento nº 252/2017, de autoria do vereador Luiz Ferreira Dias (Luiz da Feira, PPL). Durante a solenidade, foram debatidas as ações de combate ao HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis desenvolvidas pelos órgãos de saúde do Município durante o mês de dezembro.

A mesa de honra foi composta pela vereadora Gerusa Sampaio, que presidiu a sessão; secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; e a coordenadora do Centro de Referência Municipal DST/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio Marinho.

O vereador Luiz da Feira, ao saudar os presentes, destacou a importância de alertar a população sobre a necessidade de adotar medidas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. O edil convidou a comunidade a participar das ações que serão desenvolvidas durante o Dezembro Vermelho.

“O número de pessoas contaminadas pelo HIV tem crescido de forma preocupante em nosso município. No próximo mês, teremos o Dezembro Vermelho, uma iniciativa criada através de projeto de minha autoria. Será um mês de ações de conscientização para chamar a atenção das pessoas para a prevenção do HIV”, afirmou.

A coordenadora do Centro de Referência Municipal DST/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio Marinho destacou o trabalho desenvolvido pelas equipes do Centro de Referência para o diagnóstico e tratamento. A unidade disponibiliza realização de exames para diagnóstico e acompanhamento, distribuição de preservativos e medicamentos, atendimento médico, dentre outros.

“No mundo 78 milhões de pessoas se contaminaram com o vírus do HIV. Em Feira de Santana, desde 2003, foram 2.856 casos de admissão aos serviços do Centro de Referência. A faixa etária mais acometida é de 20 a 39 anos, existindo mais casos de homens infectados que mulheres. No ano de 2016 foram diagnosticados 205 casos novos. Neste ano já registramos 300 casos novos de HIV/AIDS em nosso município”, pontuou informando que serão realizadas rondas de testes, a partir de 01/12, no CSE e policlínicas do município.

A presidente da Associação de familiares, Amigos e Pessoas vivendo com HIV e AIDS- Juntos pela vida, Josefa Faria dos Anjos, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos portadores de infecções sexualmente transmissíveis enfrentam e destacou a importância do uso do preservativo como principal ferramenta de prevenção e combate à contaminação. “A AIDS não tem cara, não escolhe pessoas. Alguém precisa dizer basta ao preconceito. Precisamos gritar contra esse preconceito e abraçar esta causa”, protestou.

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas parabenizou a Casa pela realização da solenidade e parabenizou o vereador Luiz da Feira pelo projeto que cria o Dezembro Vermelho no município. Denise criticou o preconceito que ainda existe na sociedade com os portadores do HIV/AIDS.

“O preconceito ainda existe e, infelizmente, ainda existe em pessoas que estão inseridas nessa luta de combate às doenças sexualmente transmissíveis. Precisamos acabar com essas diferenciações que ainda insistem em existir. Temos um gestor sensível para as questões sociais, de saúde e educação em nosso município e que apoia todas as ações em prol da prevenção, enfrentamento e combate. Vamos continuar vestindo a camisa de apoio a essa luta”, afirmou.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]