Axé e samba dão o tom da primeira noite do Festival do Morro, em Cairu

Cena do festival do Morro. Evento ocorre em Morro de São Paulo, ilha localizada no município de Cairu.

Cena do festival do Morro. Evento ocorre em Morro de São Paulo, ilha localizada no município de Cairu.

Até São Pedro colaborou e segurou a chuva na noite de abertura da oitava edição do Festival do Morro, na noite desta quinta-feira (02/11/2017). Axé, samba e manifestações tradicionais da cultura do Baixo Sul encantaram baianos e turistas, no primeiro dia do evento, que ocorre em Morro de São Paulo, ilha localizada no município de Cairu.

Era fim de tarde e a movimentação no palco da Praça já era intensa. A Boneca Zazá fez animação da criançada. Como tradicionalmente acontece, a festa começou com manifestações culturais, marcada pela presença do grupo Os Caretas, que fez um cortejo até o fim da Segunda Praia e retornaram em arrastão para a praça. Os Caretas é um grupo centenário, que remonta a história da região, quando os escravos utilizavam instrumentos de trabalho, como enxadas e búzios para encher seus espíritos de alegria.

A programação da praça terminou com um aulão de ritmos, comandado por Tiago Mascarenhas e integrantes do grupo de dança Cia Movimentos. Enquanto isso, o palco montado na Terceira Praia recebeu os meninos da banda Duas Medidas, em seguida o carisma da cantora Mari Antunes, e a animação de Dann Miranda.

A madrugada seguiu e o samba tomou conta do palco, com o grupo Batifun, que revelou o carinho que tem pelo Morro e a importância do destino, no surgimento da banda. “Foi aqui em Morro de São Paulo que tudo começou. O Batifun nasceu com aqui”, declarou Marcelo Timbó, os dos vocalistas do grupo, que participa pela terceira vez do Festival do Morro. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas prestigiaram a festa, em clima foi de tranquilidade. O policiamento foi reforçado nas praias e na Vila. Antes de entrar na arena todas as pessoas eram revistadas, gerando um clima de segurança no público. Não houve registros de violência.

O Festival de Morro continua nesta sexta-feira (3), com uma programação especial voltada para o Palco da Praça. Às 18h tem Samba de Roda do Baixo Sul. Em seguida, apresentação de capoeira, e a tradicional manifestação cultural Puxada de Rede. À partir das 20h a animação fica por conta da banda Tribo do Jorge.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]