ALBA: Deputado José de Arimateia promove Audiência Pública para debater a Anemia Falciforme na Bahia

Deputado José de Arimateia direciona ações do mandato parlamentar em defesa da saúde pública de qualidade.

Deputado José de Arimateia direciona ações do mandato parlamentar em defesa da saúde pública de qualidade.

No mês em que se celebra também o “Novembro Negro”, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), irá promover nesta quinta-feira (09/11/2017), às 14 horas, na Sala Herculano de Menezes, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Audiência Pública para discutir sobre a Rede de Assistência à Pessoa com Doença Falciforme: Ações e Articulações dos Três Entes Federados. A anemia falciforme, doença genética e hereditária atinge predominantemente a população negra.

O idealizador da cerimônia ressaltou a questão da Bahia possuir a maior população negra do país, segundo o IBGE, 76,6% de pessoas autodeclaradas, possui a maior quantidade de incidências da doença. Atento as questões que acometem a comunidade baiana, o republicano lembrou a necessidade extrema da aprovação do Projeto de Lei de 22.541/2017, de sua autoria, para instituir no Estado, o Programa de Prevenção de Agravos, Diagnóstico, Assistência Médica Integral e Orientação Educacional às Pessoas com Doenças Falciforme.

“É importante salientar que de cada 650 crianças que nascem na Bahia, uma apresenta a anemia falciforme. A Audiência Pública que iremos realizar nesta quinta-feira foi pensada como forma de discutir essa doença que causa imenso sofrimento para esses pacientes que precisam de ainda mais atenção e cuidado”, explica o parlamentar.

A enfermidade se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de uma foice, e endurecem, dificultando a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. A anemia falciforme causa, entre outros sintomas, fortes dores, fadiga intensa, feridas nas pernas, tendência a infecções, além de problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]