100 anos da revolução que abalou o mundo; reportagem em áudio aborda os principais fatos ao longo dos cem anos após a Revolução Russa de 1917

Ilustração reproduz diálogo entre Vladimir Lenin e camaradas da Revolução Russa.

Ilustração reproduz diálogo entre Vladimir Lenin e camaradas da Revolução Russa.

A Rádio Senado mergulha na história do século 20 para trazer à tona os principais fatos que desencadearam o socialismo na Rússia. Os 100 anos da chamada Revolução de Outubro são contados na voz de especialistas e parlamentares, que jogam luz sobre os efeitos de um movimento que teve repercussões não apenas no país que viria a formar a União Soviética, mas que alcançaram grande parte do mundo, que ficou boa parte do século na dicotomia capitalismo X socialismo.

Alvo de polêmicas e discussões ao longo da história contemporânea, a experiência socialista no mundo provoca debates no meio acadêmico, nas arenas políticas e por que não nas mesas de bar?

A quebra de paradigmas sociais aliada à tomada de poder pelas massas proletárias caminhou lado a lado a líderes totalitários que alcançaram vitórias em guerras e na política, mas a um custo bastante alto para a maioria da população.

Ao ouvir historiadores brasileiros e russos, políticos, e ainda com base em pesquisas e reportagens, a Rádio Senado coloca no ar não apenas um relato cronológico dos acontecimentos que acompanharam a trajetória do curto século 20. As ondas sonoras levam ao ouvinte, guardadas as posições passionais e ideológicas, aspectos de uma Revolução que mudou a história da humanidade.

Confira radiorreportagens

*Com informações da Agência Senado.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]