Unidade da Saúde da Família de Feira de Santana faz ação em um bar na luta contra câncer de próstata

Profissionais da Unidade de Saúde da Família do Parque Getúlio Vargas promovem ações para o Outubro Rosa e Novembro Azul.

Profissionais da Unidade de Saúde da Família do Parque Getúlio Vargas promovem ações para o Outubro Rosa e Novembro Azul.

O local escolhido é onde eles costumam frequentar. Será em um bar que os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF), do Parque Getúlio Vargas, vão desenvolver uma ação de promoção à saúde dos homens, no 24 de outubro de 2017.

A ideia é levar até eles alguns serviços de saúde, uma vez que, diferente das mulheres, não têm como rotina ir até uma unidade em busca dos serviços. Serão ofertados testes rápidos, orientações e solicitação de exames laboratoriais, entre eles o PSA.

“O nosso objetivo é intensificar os cuidados e realizar a busca desses pacientes, ofertando-os exames, orientações e esclarecendo dúvidas com relação ao câncer de próstata”, justificou a enfermeira da USF, Flávia Oliveira.

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela unidade dentro da programação do Outubro Rosa e Novembro Azul, da Secretaria Municipal de Saúde, de combate aos cânceres de mama e da próstata, nos meses de outubro e novembro.

Enquanto isso, nesse período, as mulheres também têm sido orientadas a realizar o autoexame das mamas. Aquelas com idades entre 50 a 69 anos estão sendo encaminhadas para realizar a mamografia nas unidades prestadoras: o Hospital D. Pedro de Alcântara, Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e Ceparh (Centro de Pesquisa em Reprodução Humana).

Paciente acamado vai receber em domicílio atendimento odontológico

A assistência prestada pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (Sad) vai ganhar reforço em Feira de Santana. Através do projeto Sorriso, entre os dias 16 a 20 deste mês, os pacientes acamados vão receber em sua residência o profissional de odontologia. A iniciativa será desenvolvida em conjunto com o fonoaudiólogo, ambos da Atenção Básica.

Durante as visitas aos pacientes, o odontólogo fará a avaliação oral com limpeza e aplicação de flúor. Os usuários assistidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar apresentam diagnósticos diversos, que muitas vezes os deixam em situação de acamados. São portadores de sequelas por conta de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), como disfagia (dificuldade na deglutição) e afásica (não falam); crianças portadoras de paralisia cerebral e adultos acometidos por trauma raquimedular – a exemplo de vítimas de arma de fogo ou que sofreu uma queda e ficou tetraplégico.

“Ao fazer estímulos na face, sobretudo desses pacientes, a fonoaudióloga observou uma higiene oral precária e que não favorece a reabilitação do paciente. Por isso, na próxima semana, iremos levar o profissional de odontologia até eles para realizar alguns cuidados preventivos e de educação em saúde”, afirmou a referência técnica, Mirella Ribeiro, reforçando que “essa ação tem caráter preventivo e curativo, e a ideia é que tenha continuidade”.

De acordo com a enfermeira, atualmente, 25 pessoas estão sendo assistidas em sua residência, sendo a maioria idosos. São pacientes que requer maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo. E apresentam dificuldades ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.

A equipe do SAD é composta por multiprofissionais, sendo eles enfermeiro, médico, assistente social e técnico de enfermagem, além do apoio de fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista. A iniciativa visando a desospitalização já vem sendo realizada em Feira de Santana há três anos.

Para solicitar o serviço, a demanda pode ser espontânea ou o paciente é encaminhado através da unidade de saúde. A base do Serviço de Atendimento Domiciliar funciona na rua Barão do Rio Branco, número 1.054, Centro.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]