+ Manchetes >

UNESCO condena ataques mortais a jornalistas em três países

Daphne Anne Caruana Galizia ( née Vella , 26 de agosto de 1964 - 16 de outubro de 2017) foi uma jornalista e blogueira de pesquisa maltesa . Ela era conhecida por ter revelado informações controversas e sensíveis relacionadas aos documentos do Panamá . Ela morreu em um atentado com bomba de carro em outubro de 2017.

Daphne Anne Caruana Galizia ( née Vella , 26 de agosto de 1964 – 16 de outubro de 2017) foi uma jornalista e blogueira de pesquisa maltesa . Ela era conhecida por ter revelado informações controversas e sensíveis relacionadas aos documentos do Panamá . Ela morreu em um atentado com bomba de carro em outubro de 2017.

A morte da repórter investigativa Daphne Caruana Galizia, em Malta, na segunda-feira (16/10/2017), foi condenada pela chefe da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova. Ela também condenou dois outros ataques mortais a jornalistas no Afeganistão e Colômbia.

Em uma declaração, Bokova saudou um compromisso feito pelo governo maltês de investigar o ataque com um carro-bomba que matou Caruana Galizia.

Rádio e televisão

A chefe da Unesco também condenou a morte da radiojornalista Efigenia Vásquez Astudillo em 8 de outubro em Tumaco, sudeste da Colômbia, e o ataque a tiros, quatro dias depois, do diretor de televisão afegão Shir Mohammad Jahish.

No atentado feito por homens armados não-identificados na província de Baghlan, Jahish ficou levemente ferido e seu guarda-costas morreu.

De acordo com a Comissão para Proteção de Jornalistas, até o momento este ano, 27 repórteres foram mortos.

Democracia

Irina Bokova declarou que ameaças às vidas de trabalhadores da imprensa ameaçam sua capacidade de continuar seu trabalho que, segundo ela, é essencial para a democracia e boa governança.

A chefe da Unesco emite declarações sobre o assassinato de trabalhadores da mídia conforme resolução 29 adotada pelos Estados-membros da agência em 1997. O documento é chamado “Condenação de Violência a Jornalistas”. As declarações são publicadas em uma página dedicada à questão na internet.

*Com informações da Rádio ONU.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]