Seminário de Reforma Protestante reúne pesquisadores de renome na UEFS

Seminário sobre Protestantismo.

Seminário sobre Protestantismo.

Durante dois dias, através de conferências, apresentações de trabalhos e mesas-redondas, os desdobramentos da Reforma Protestante foram discutidos na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O Seminário reuniu pesquisadores e estudantes da Bahia, de outros estados do Brasil e também de outros países.

A programação foi iniciada por uma abordagem histórica da Reforma Protestante no século XVI, quando figuras como Lutero e Calvino não sabiam que atuavam sob o impacto desse conceito, de acordo com o palestrante Vasni de Almeida, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que proferiu a Conferência de Abertura do evento. “A modernidade na qual inserimos as práticas e discursos reformados, ainda não era compreendida pelos primeiros protestantes”, explicou.

O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, aproveitou o contexto do Seminário para destacar a importância de eventos desse porte. “Este Seminário mostra a grandiosidade e o amadurecimento de uma linha de pesquisa que vem sendo conduzida a anos aqui na Universidade. Eventos como este se configuram como um elemento de resistência em relação ao momento de ‘crise’ que as universidades públicas brasileiras estão enfrentando”, ressaltou.

De acordo com a professora Elizete da Silva, que fez parte da organização do Seminário, a avaliação do evento é extremamente positiva. “O Seminário contou com 230 inscritos, 15 conferencistas, pesquisadores do tema das instituições acadêmicas do país e da Universidade de Èvora, em Portugal. Participaram os mestrandos e graduandos de outras instituições como Ufba, UFRB, Uneb e Ucsal”, comemorou.

A coordenadora destacou ainda um dos pontos chaves da programação que foi a homenagem que a equipe do Mestrado de História da Uefs prestou à professora doutora Marli Geralda Teixeira, uma das primeiras docentes da Instituição, no Curso de Estudos Sociais, e pioneira dos estudos sobre o Protestantismo na Bahia e no país. Também como parte das atividades do Seminário, foram lançados 12 novos livros abordando a temática dos estudos sobre religiões e religiosidades.

O evento foi promovido pelo Mestrado em História e Centro de Pesquisas da Religião da Uefs; GT História Religião e Religiosidades (ANPUH/BA); Colegiado de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); e o Programa de Pós Graduação de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]